sexta-feira, 26 de julho de 2019

Um enorme asteróide acabou de passar entre a Terra e a Lua (e os astrônomos nem notaram


Publicado: 26 de julho de 2019 12:35 GMT Última atualização: 26 de julho de 2019 12:53 GMT
Passou pela proximidade da Terra a uma distância de 73.000 quilômetros e poderia ter sido visto com binóculos simples, mas os cientistas não tiveram tempo de dar a notícia ao mundo.
Um enorme asteróide acabou de passar entre a Terra e a Lua (e os astrônomos nem notaram)
Imagem ilustrativa
Pixabay / urikyo33
Siga-nos no Facebook
Neste 25 de julho, um novo asteróide foi descoberto, batizado como  2019 OK  e com dimensões semelhantes a um campo de futebol. Aproximadamente às 1:22 GMT, o corpo celeste passou raramente perto da Terra a uma velocidade de mais de 24,5 quilômetros por segundo (88.500 quilômetros por hora), mas os cientistas não perceberam sua presença até algumas horas antes , diz o portal  ScienceAlert .
De acordo com estimativas da NASA, o asteróide tem um diâmetro entre 57 e 130 metros e passou a 73.000 quilômetros da Terra entre ele e a Lua (a distância média entre o nosso planeta e a Lua é de 384.400 quilômetros).
O asteróide foi detectado pelos astrônomos brasileiros do observatório Sonear. De acordo com o portal, durante a sua aproximação mais próxima e nas horas de escuridão, o 2019 OK  teria sido visível com binóculos simples , mas os cientistas não tiveram tempo de alertar o mundo sobre sua abordagem, porque não puderam rastreá-lo até quarta-feira. 
O objeto tem uma órbita elíptica e um caminho que atravessa o cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e Júpiter e, em seguida, passa através das órbitas da Terra e Vênus.
Se você gostou, compartilhe com seus amigos!

Postagens Relacionadas:

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário