
Ao sair o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018, no Brasil, que apontaram o candidato Jair Bolsonaro como primeiro colocado, com 46% dos votos válidos, e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, em segundo, com 29% dos votos, estudantes da Universidade do Estado do Pará, imediatamente após a configuração de segundo turno, criaram o movimento “UEPA ANTIFASCISMO” e já realizaram a primeira assembleia, na segunda-feira (08/10), com mais de 80 estudantes.
O objetivo do movimento é articular as ações dos estudantes da universidade contra o candidato cujo programa é promover a retirada de direitos do povo trabalhador, a perseguição aos movimentos sociais, reproduzir o racismo, o feminicídio e a lgbtfobia, tendo, como cúmplices, governos, juízes e parlamentares com o mesmo projeto hediondo, característico dos piores regimes que já passaram pela face da Terra, como Pinochet, no Chile, e Hitler, na Alemanha.
Escolas secundaristas e institutos federais também iniciaram as movimentações para denunciar e enfrentar o fascismo. A maior escola de Belém, o Colégio Estadual Pedro Amazonas Pedroso, teve grupos criados por estudantes para combater as propostas fascistas do candidato do PSL, estendendo faixas ao longo da principal via da cidade, a Avenida Almirante Barroso. A UESB, União dos Estudantes Secundaristas de Belém, também se posicionou a favor da luta antifascista e grêmios estudantis, do IFPA e CIFSN (Integrado), também aderiram à luta.
Hoje, 09/10, haverá uma plenária municipal, com expectativa de atrair mais de mil pessoas, no ginásio do Sindicato dos Bancários do Pará, e, na quinta-feira (11/10), às 16h, com saída do Mercado de São Brás, em Belém, haverá mais um grandioso ato contra o fascismo, com expectativa de reunir mais de 50 mil pessoas. A unidade popular contra o fascismo está crescendo por todo o país, e a derrota desse projeto de morte ao nosso povo se dará ocupando as ruas do Brasil.
Redação Pará
- pvc_views:
- 4
0 comentários:
Postar um comentário