terça-feira, 28 de março de 2017

Lua do Alabama / 2 anos de guerra no Yemen faminto

27 de março de 2017

EUA para escalar sua guerra de dois anos em Yemen faminto

A imagem mostra o rali de ontem em Sanaa, no Iêmen, onde até 1 milhão de pessoas condenaram a guerra. A Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Reino Unido e os Estados Unidos têm lutado contra eles há dois anos.
Nether o New York Times nem o Washington Post informou do milhão forte rali. Ambos relataram amplamente uma manifestação de 8.000 homens em Moscou liderada pelo racista ultra-nacionalista anti-semita Alexey Navalny (vid). Navalny, que sondagens menos de 1% na Rússia, é a sua grande e infundada esperança de substituir o presidente russo Putin.
A guerra contra o Iêmen foi lançada para mostrar a virilidade dos príncipes sauditas. Bem, essa pode não ser a razão proclamada, mas é a única que faz sentido. Os EUA participam na guerra porque ... bem - ninguém sabe :
Na manhã seguinte, o comunicado de imprensa do NSC foi publicado na página da Casa Branca dois anos atrás, o general Lloyd J. Austin, comandante do Comando Central dos EUA, foi questionado sobre os objetivos do apoio dos EUA. Sua impressionante resposta continua sendo a caracterização mais precisa de uma autoridade norte-americana: "Atualmente, não sei quais são os objetivos e objetivos específicos da campanha saudita, e eu teria que saber que ser capaz de avaliar a probabilidade de sucesso". Deixando cair armas com uma falta de discriminação e proporcionalidade, parece que não existem metas e objetivos claros até hoje.
Os sauditas afirmam que sua coalizão caiu 90 mil bombas durante a guerra de dois anos. São 123 bombas por dia. 5 a cada hora sem nenhuma boa razão. Não ajudou nada. A aliança Houthi / Saleh os sauditas lutar reivindicações (vid) ter destruído 176 AFVs, 643 MRAPs, 147 MBT, 12 Apaches, 20 zangões, 4 de aeronaves. Adicionalmente 109 mísseis balísticos táticos foram disparados. Muitos daqueles (certamente exagerados) sucessos de Houth / Saleh aconteceram em território saudita. Seu deserto do sul não protege a Arábia Saudita, abre-a aos ataques.
Os EUA fornecem planejamento, inteligência, reabastecimento aéreo e munição para o bombardeio da Arábia Saudita. Sem o apoio dos EUA esta guerra não aconteceria de forma alguma!
A ONU alega que o número de mortos da guerra é de apenas 5.000. Outros falam de 7-8.000. Esses números são risíveis. Um ataque saudita sozinho, um "toque duplo" em uma sala funerária de Sanaa, matou mais de 800. O verdadeiro número de mortos da guerra é agora provavelmente mais de 100.000. Especialmente no noroeste do Iêmen, ao longo da fronteira com a Arábia Saudita, todas as cidades e cidades iemenitas foram bombardeadas em ruínas. Onde estão as pessoas que viveram lá?
Os sauditas simplesmente ameaçaram a ONU que eles pararão de fornecer dinheiro para qualquer de seus esforços de socorro se ele fizer qualquer barulho. A ONU dobrou.
O Iêmen está morrendo de fome. Mesmo antes da guerra, 90% dos alimentos básicos do Iêmen eram importados. Desde então, os sauditas bombardearam todas as instalações de produção de alimentos, fazenda de galinhas e porto. Todas as pontes maiores foram cortadas. Não há mais nenhuma maneira de importar alimentos para a capital Sanaa e as outras áreas que os sauditas sitiam. Os esforços de alívio oficiais demasiado pequenos estão funcionando ainda através do porto de Hodeida na costa ocidental. A própria porta é controlada pela aliança Houthi / Saudi que os sauditas querem eliminar. Mas o porto é bloqueado do lado da água. A marinha e a força aérea sauditas destroem todos os navios que tentam entrar ou sair . Alguns navios de alívio oficiais são autorizados a passar, mas eles têm dificuldades para descarregar. Todos os grandes guindastes do porto foram destruídos por ataques aéreos.
Ainda assim - deliberadamente morrer de fome de todos os 17 milhões de iemenitas que estão "inseguros em alimentos", ou seja, extremamente famintos e quase famintos, o porto precisa ser fechado para sempre. É por isso que os Emirados Árabes Unidos e os sauditas planejam invadir, conquistar e ocupar. A luta pelo porto será uma boa desculpa para fechá-la para sempre até que ninguém em Sanaa seja deixado vivo.
Pentágono está agora pedindo uma mão livre para ajudar os sauditas a conquistar e a ocupar o porto de Hodeida. Por que os EUA fariam isso? Bem - a razão é pelo menos tão boa como a dada há dois anos:
[I] f decisões não são tomadas em breve, disse o alto funcionário do governo, "temos medo a situação" no Iêmen pode escalar ", e nossos parceiros podem tomar medidas independentemente. E não teremos visibilidade, e não estaremos em posição de entender o que ele faz para nossas operações de contraterrorismo ".
Assim, se os EUA não "ajudam" (ou seja, organiza) para fechar a última fonte de alimento para os milhões assediados pelos sauditas, então ele pode não ser capaz de entender o que isso significa.
Agora há uma razão muito boa para colocar botas no chão! "A menos que o façamos, não saberemos as conseqüências e isso é algo que gostaríamos de saber, certo?"
Postado por b às 14:01 | Comentários (31)


Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário