domingo, 1 de janeiro de 2017

A arquitetura de dominação imperialista ocidental implodiu

  • A arquitetura do domínio imperialista WESTERN implodiu

    A arquitetura do domínio imperialista WESTERN implodiu

Sinceramente confesso que para mim, escrever sobre a implosão da arquitetura de dominação imperialista ocidental, é uma coisa extraordinária que me enche de satisfação. 
Eu não posso ignorar a passagem quase saltos dos últimos acontecimentos na cena internacional. Eles são um reflexo das leis económicas que agitam profundamente dentro do sistema. Leis que estão fora da vontade dos homens. E eles têm sido surpreendente que eles serão definitivamente tributados nos anais da história do mundo.
O período negro da anti-globalização (1980-2010) como uma expressão do sistema unipolar e sob o governo dos Estados Unidos, tem sido mortal.
Mas agora vivemos em tempos históricos. tempos inexoráveis. O deslocamento do bloco imperialista ocidental liderada pelos Estados Unidos na nova estrutura econômica do sistema capitalista mundial surgiu após a grande crise econômica que começou em 2008, é verdadeiramente excepcional. Algo quebrou a espinha dorsal do domínio hegemônico americano há mais de um século tem causado enorme sofrimento aos povos do mundo.
Primeira China já é potência capitalista líder mundial deslocou-se de que a posição dos Estados Unidos que se vangloriou mais de um século. Lembre-se que em 2013 a China se tornou o primeiro país comercial e em 2014 o maior país capitalista do mundo. Em segundo lugar, a Índia também se mudou para o Japão da terceira para a quarta posição. Em terceiro lugar, a Indonésia está ancorado para a Inglaterra do quinto para o sexto.
Assim, de acordo com estes fenomenal altera a lista de países em ordem de importância na nova estrutura econômica do sistema capitalista mundial é o seguinte: Primeiro, a China. segundo EUA. Em terceiro lugar, na Índia. Em quarto lugar, Japão. Em quinto lugar, Indonésia. Em sexto lugar, a Grã-Bretanha. Sétimo, Rússia. Não esquecendo que de acordo com uma estimativa do crescimento do PIB corrente, há uma possibilidade de que a Índia também em poucos anos esta ultrapassando os Estados Unidos.
Não devemos esquecer que a central de toda esta tem sido a constante movimento. Sem dúvida, o sistema imperialista neste turbilhão foi violentamente arrastado para o fundo da grande crise econômica que começou em 2008.
Claro que isso tem tido enormes consequências, por um lado, ruína e falência de, EUA e as economias europeias em meio a uma enorme sobre-acumulação de capital fictício e da perda de hegemonia mundial dos EUA em 2010.
E, por outro ascensão capitalista da China, a conversão da Rússia como grande potência militar e a ascensão de uma grande energia nuclear na República Popular Democrática da Coreia (um país que não tem nada a ver com os países imperialistas, país socialista, uma esperança para os povos oprimidos, algo excepcional e única na história recente da humanidade).
E, de acordo com os mecanismos da inter-relação entre base e superestrutura, esta nova estrutura econômica do capitalismo mundial (base) impregnados deixou sua marca no sistema internacional (superestrutura) como sistema multipolar. Na verdade, um processo científico que nunca compreender o "Doctorcitos" do Pentágono. Vitimaram forma crucial e devastadora com o sistema unipolar criada em 1991, após a implosão da ex-URSS. Foi o que aconteceu em 2010, após a realização da equalização de forças (nuclear) nas três superpotências militares do mundo (Estados Unidos, Rússia e China).
Sem esquecer que é o sistema multipolar e não tripolar como alguns defendem, pois mesmo considerando o enorme impacto da China, Estados Unidos e Rússia, no final ainda não está totalmente definida a nova estrutura econômica do sistema capitalista mundial surgiu após o grande 2008 remar crise económica de uma forma muito forte processo de mudança no mundo, por um lado, Índia e Indonésia são esmagados na China e nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, respectivamente, e, por outro, Japão, Alemanha e Grã Grã-Bretanha estão tentando romper as amarras impostas pelos Estados Unidos em 1945. Então, mesmo os ecos da implosão da sensação unipolar sistema que ocorreu em 2010.
No entanto, os fatos não estive aqui, têm continuado a correr a influência desta tendência. De fato, em 2015 veio o período mais temido na economia global geo, o período iria acelerar o colapso econômico acelerado nos Estados Unidos para realizar seu confronto com a China (que desde 2010 estava adormecido quando a ruptura do acordo estratégico ocorreu em questões económicas), se você quiser chamá-lo, "Guerra Fria".
Neste o fato de que ele ainda tem desde 2011. Esta é agora uma realidade, difícil de contornar isso é muito importante: "A política atual de Washington é para manter a sua supremacia militar na Ásia, mas uma corrida armamentista com a China poderia fazer a guerra fria (com a ex-URSS) nos parece uma ninharia. A economia da União Soviética representou apenas um quarto de os EUA quando houve essa corrida armamentista. Se os Estados Unidos entraram um processo sério deste tipo com a China, os americanos poderiam esquecer Medicare, segurança social e a maior parte desse no que o governo dos EUA gasta o seu dinheiro "(1).
E, finalmente, como um resultado do acima exposto, temos diante de nós, a implosão da arquitetura de dominação imperialista ocidental ocorreu no final deste ano de 2016. Isso já foi previsto com antecedência desde 2010 quando houve a perda da hegemonia EUA. Por conseguinte, é diante dos nossos olhos a nova arquitetura de domínio do sistema capitalista mundial surgiu após a grande crise econômica de 2008, sob a égide do sistema multipolar. Quer uma prova disso, observar o que está no hospício da União Europeia (quer novo exército, alguns países são contra as sanções anti-russos, etc.), de modo que há no Japão, na Ásia do Sul, sudeste da Ásia, a península coreana (RPDC é uma potência nuclear) e, mais recentemente, em Aleppo (Síria) e, acima de tudo, tomando nota do amplo acordo entre os três superpotências militares do mundo (Estados Unidos, Rússia e China) produzido entre outubro e novembro 2016 sob pressão, ou a grande acordo ou guerra nuclear, que na verdade é, se você vai, Leve-o por de facto, a primeira medida da nova arquitectura do domínio do sistema capitalista mundial já em curso.
Isto está escrito em letras de ouro desde 2008 história.
notas :
1. Devo estar preocupados que a China ultrapassará os EUA "News apareceu em 29 de abril de 2011, em: spanish.china.org.cn.
(*) ENRIQUE MUÑOZ GAMARRA:
sociólogo peruano, especialista em geopolítica e análise internacional. Autor do livro "histórico conjuntura. Estrutura multipolar e ascensão do fascismo na do Estados Unidos ". Seu site é: www.enriquemunozgamarra.org
Publicado: domingo, 1 de janeiro, 2017 00:04

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário