quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Daniel Ortega é reeleito presidente da Nicarágua


Daniel Ortega é reeleito presidente da Nicarágua com mais de 70% dos votos


Vice-presidente será a atual primeira-dama, Rosario Murillo; oposição diz que abstenção foi muito alta e que não vai reconhecer resultado
O presidente da Nicarágua Daniel Ortega (da Frente Sandinista de Libertação Nacional) foi reeleito neste domingo com 72% dos votos, segundo os primeiros resultados oficiais da apuração provisória do pleito no país. A primeira-dama Rosario Murillo foi eleita vice-presidente.
Com 66,3% das urnas apuradas, o ex-guerrilheiro dos "Contra", Maximino Rodríguez, da opositora aliança Partido Liberal Constitucionalista (PLC), está em segundo lugar, com 14% dos votos, em uma eleição que teve o comparecimento de ao menos 65% dos convocados às urnas, segundo os dados oficiais preliminares.

Dividindo o terceiro lugar), com 5%, estão o criador de gado José do Carmen Alvarado, do Partido Liberal Independiente (PLI) e pastor evangélico Saturnino Cerrato, da Aliança Liberal Nicaraguense (ALN).
Agência Efe

A nova vice-presidente, Rosario Murillo, e Daniel Ortega falaram após os primeiros resultados da eleição

Milhares de nicaraguenses comemoram 36º aniversário da Revolução Sandinista

Costa Rica diz ter dúvidas se governo do Brasil quer lecionar 'sobre práticas democráticas'

Nicaraguenses vão às urnas neste domingo (06/11); oposição apela à abstenção


Na quinta posição está o advogado Erick Cabezas, do Partido Conservador (PC), com 3% dos votos; e em sexto e último lugar Carlos Canales, da Aliança pela República (Apre), com 2%.

Antes da leitura destes primeiros resultados, milhares de simpatizantes do presidente Ortega já haviam saído às ruas e praças de Manágua para comemorar antecipadamente sua vitória nas eleições deste domingo.
Oposição não reconhece o resultado
A oposição afirmou que não reconhece o resultado que deu a reeleição ao presidente e chamou a eleição de “farsa”. "É evidente em todo o país que o abstencionismo foi grande. Nós calculamos de 70% a 80% de abstenção", afirmou Violeta Granera, líder da opositora Frente Ampla pela Democracia (FAD), segundo a agência AFP.  "Não reconhecemos os resultados desta farsa e, com a força de vontade manifestada pelo povo da Nicarágua, a declaramos nulas", disse Granera.

Cerca de 4,34 milhões de nicaraguenses foram convocados neste domingo para escolher um presidente, um vice-presidente, 90 deputados da Assembleia Nacional e 20 representantes do Parlamento Centro-Americano.
(*) Com Efe
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário