sábado, 27 de agosto de 2016

Nelson Barbosa afirma que Dilma não cometeu irregularidades

Julgamento do impeachment

Nelson Barbosa afirma que Dilma não cometeu irregularidades

Ex-ministro da Fazenda diz a senadores que decretos de crédito suplementar seguiram a lei e tenta eximir presidenta afastada das pedaladas fiscais
por Redação — publicado 27/08/2016 14h35, última modificação 27/08/2016 14h46
Edilson Rodrigues/Agência Senado
ER_Senado_Impeachment_Foto_Edilson_Rodrigues_009-850x566.jpg
O ex-ministro Nelson Brarbosa depõe no terceiro dia da sessão de julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, no Senado Federal



O terceiro dia do julgamento da presidenta afastada Dilma Rousseff ocorre em clima de tranquilidade no Senado neste sábado 27, sem os bate-bocas das sessões anteriores. O ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa segue depondo como testemunha da defesa.
Pela manhã, ele defendeu que o fato de Dilma saber sobre a execução de algumas das pedaladas fiscais não significa que ela tenha responsabilidade pelas mesmas. As pedaladas fiscais são um dos crimes pelos quais a presidenta afastada é jugada no Senado. 
Barbosa também afirmou que Dilma Rousseff não cometeu irregularidades ao editar decretos de crédito suplementar em 2015, uma vez que essas mediadas seguiram a legislação e o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) à época. Essas operações também aparecem na acusação contra Dilma. "Em 2009, foram editados 32 processos de abertura de crédito suplementar. Foram aprovados pelo TCU sem ressalvas a esse aspecto", afirmou o ex-ministro.
Questionado sobre a lei que obriga o governo federal a cumprir a meta fiscal no trimestre ou no quadrimestre, o ex-ministro explicou que a meta é anual. "Tanto é que você só verifica se cumpriu a meta quando é feito o balanço de caixa em janeiro de cada ano”.
Segundo ele, o não cumprimento da meta é passível apenas de multa. "Em várias esferas municipais e estaduais a meta vem sendo descumprida sem protestos de deputados e senadores", disse. Barbosa também afirmou que descumprir a meta não é crime. 
A sessão é comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. A expectativa de Lewandowski é encerrar as oitivas de defesa ainda hoje com o professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Ricardo Lodi Ribeiro.
Siga o julgamento ao vivo abaixo:
Com informações da Agência Brasil e Agência Senado.
Anterior Proxima Inicio

Um comentário:

  1. No senado vemos uma farsa,um golpe,embalado e dissimulado em "legalidade".Os governos anteriores aplicaram lógicas antipopulares sob pressões imperialistas,inclusive o de Dilma, e de seus serviçais internos.Serviçais que estão registrados ou não na periferia corrupta da Lava Jato(PSDB,PMDB,DEM....Gilmar ,PP...Balsonaro,etc).Fora a farsa.
    Fora Temer!

    ResponderExcluir