segunda-feira, 18 de julho de 2016

Emep / Comunicado sobre a tentativa de golpe militar na Turquia



Comunicado do Emep sobre a tentativa de golpe militar na Turquia


Alternativa do povo não pode ser nem o golpe militar nem a ditadura de um só partido
turqui 02A alternativa é defender os direitos democráticos e as liberdades políticas. A alternativa é lutar pela democracia popular.
No curso da vida política na Turquia produziram-se muitos golpes e tentativas de golpes de Estado. Os resultados de cada período de golpe foram incalculáveis assassinatos, torturas, perseguições, restrição de direitos e liberdades. As demandas e anseios de liberdade, igualdade e democracia levantadas pelos povos oprimidos e as massas populares foram sufocadas pelos golpes militares e com as políticas que se seguiram.
Medidas contra as políticas voltadas ao estabelecimento da ditadura unipessoal dos governos do AKP e do presidente Tayyip Erdogan não são nem podem ser golpes militares. Pelo contrário, essas tentativas de golpe servem como uma desculpa para uma implantação mais rápida e violenta desta política.
Erdogan e seu governo, que pediram aos seus eleitores que fossem às ruas para rejeitar o golpe, buscam aproveitar a situação para recuperar seu prestígio perdido dentro e fora do país devido à sua política oportunista e inconsistente, que procura atingir os seus objectivos reaccionários e fascistas. As cenas de pessoas armadas com machados, espadas e todos os tipos de facas e de provocações recordam os métodos do Estado Islâmico, são sinais do que foi dito.
Está claro que o povo da Turquia, composto por diferentes nações e crenças, não é obrigado a escolher entre o golpe e a ditadura personalitsa de um partido. A alternativa popular é o estabelecimento de uma Turquia verdadeiramente laica e democrática. A via para sair do assédio antidemocrático é a defesa dos direitos democráticos e das liberdades políticas. A alternativa é lutar pela democracia popular.
Selma GurkanPresidente do Partido do Trabalho (Turquia)
Emek Partisi (EMEP)Membro da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML)
Print Friendly
pvc_views:
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário