sexta-feira, 8 de julho de 2016

Cientistas descobrem novo planeta com três sóis


Editoria: Astronomia
Sexta-feira, 8 jul 2016 - 10h04 

Muito estranho: cientistas descobrem novo planeta com três sóis


Se um por do sol já é lindo, imagine três. Essa é a rotina diária de um estranho planeta recém-descoberto, que é quatro vezes maior que Júpiter e tem o céu claro por cerca de 140 anos.

HD 131399Ab - Planeta com tres sois
Concepção artística mostra o exoplaneta HD 131399Ab, que orbita três estrelas na constelação de Centauro.

Batizado de HD 131399Ab, o planeta está localizado a 340 anos-luz da Terra, na constelação do Centauro.
De acordo com o estudo, publicado na revista científica Science, embora os sistemas solares binários sejam comuns, aqueles com três ou mais sóis são bastante raros.
"Imagine um planeta onde ou onde o céu é constantemente claro e onde há três amanheceres e entardeceres por dia. Esse é HD 131399Ab", disse Kevin Wagner, astrofísico ligado à Universidade do Arizona e coautor da descoberta.
Segundo Wagner, o planeta leva 550 anos para orbitar os três sóis e durante metade desse tempo as três estrelas são visíveis no céu, sendo que as duas menos brilhantes estão sempre mais próximas entre si.
A orbita é tão bizarra que na medida em que o planeta orbita e as estrelas se distanciam a cada dia, chega-se a um ponto onde o entardecer de uma coincide com o amanhecer da outra.
"A luz do dia quase constante", explicou Wagner. "Durante cerca de um quarto da órbita do planeta, ou cerca de 140 anos terrestres é praticamente impossível enxergar o céu noturno", completou.
Telescópio VLT
A descoberta do estranho planeta foi feita com auxílio do instrumento Sphere, que compõe o telescópio VLT (Telescópio Muito Grande) do Observatório Europeu Austral (ESO), localizado no Chile.
Sphere é um dos instrumentos mais avançados que existem e foi desenvolvido para detectar microvariações térmicas nas imediações de estrelas distantes, possivelmente causadas pela proximidade de planetas ou outros corpos.    
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário