segunda-feira, 28 de março de 2016

Fidel: Irmão Obama


Interesse hoje Movida no Facebook Movida no twitter Principal

artigo Fidel: Irmão Obama

28 de março de 2016 434 | 
Fidel Castro.  Foto: Roberto Chile
Fidel Castro. Foto: Roberto Chile
Os reis da Espanha trouxe os conquistadores e proprietários, cujas impressões digitais foram sobre os feixes circulares de terra atribuídas aos garimpeiros nas areias de rios, forma abusiva e vergonhoso da exploração cujos traços podem ser vistos a partir do ar muitas partes do país.
Turismo hoje em grande parte consiste em mostrar paisagens prazer e saborear as iguarias dos nossos mares, e sempre para ser compartilhado com o capital privado de grandes empresas estrangeiras, cujos lucros se eles não alcançam os milhares de milhões de dólares per capita não são dignos de atenção.
Desde que eu fui forçado a abordar o assunto, devo acrescentar, especialmente para os jovens, que poucas pessoas percebem a importância de tal uma condição neste momento único na história da humanidade. I vai não dizer que o tempo foi perdido, mas não hesite em dizer que não estão suficientemente informados, nem você nem nós, conhecimento e consciência que devemos ter para enfrentar as realidades que nos desafiam . A primeira coisa a considerar é que nossas vidas são uma divisão histórica em segundo lugar, você tem que compartilhar também com as necessidades vitais de todos os seres humanos. Uma característica deste é a tendência à sobrevalorização do seu papel, o que contrasta com o outro lado, o número extraordinário de pessoas que incorporam os mais elevados sonhos.
N um, no entanto, é bom ou mau por si só. Nenhum de nós é projetado para o papel que deve assumir na sociedade revolucionária. Em parte, os cubanos tiveram o privilégio de ter o exemplo de José Martí. Pergunto-me mesmo que tinha que cair ou não em Dos Rios, dizendo que "é tempo para mim", e acusou as forças espanholas entrincheirados em uma sólida linha de fogo. Eu não queria voltar para os Estados Unidos e ninguém que fez uma declaração. Alguém arrancou algumas folhas de seu diário. Que levavam a culpa pérfido, que foi certamente o trabalho de alguns schemer sem escrúpulos? diferenças entre os chefes são conhecidos, mas nunca indisciplina. "Quem tentar se apoderar de Cuba só poderá ajuntar o pó de seu solo alagado de sangue, se não perecer na luta", disse o glorioso líder negro Antonio Maceo. Ele também é reconhecido no Maximo Gomez, o chefe militar mais disciplinado e discreto da nossa história.
Visto sob outro ângulo, como não admirar a indignação de Bonifacio Byrne quando, a partir do barco distante que o trouxe de volta a Cuba, com a visão de uma outra bandeira ao lado do Lone Star, disse: "A minha bandeira é aquele que tem mercenário já foi ... "para adicionar imediatamente uma das mais belas frases que eu nunca ouvi falar:" Se desfeita em pedaços pequenos se torna minha bandeira algum dia ... nossos mortos levantando os braços para defender sei ainda ...! ". Nem eu esqueça as palavras de Camilo Cienfuegos iluminado naquela noite, quando várias dezenas de metros bazucas e metralhadoras de origem americana, em contra mão, apontou para o terraço, onde estávamos. Obama nasceu em agosto de 1961, como ele mesmo disse. Mais de meio século se passaria a partir desse momento.
Vamos ver como hoje no entanto acho que o nosso ilustre visitante:
"Eu vim aqui para deixar para trás os últimos vestígios da Guerra Fria nas Américas. Eu vim aqui estender a mão da amizade ao povo cubano ".
Imediatamente uma inundação de conceitos, totalmente nova para a maioria de nós:
"Eles vivem em um novo mundo colonizado pelos europeus." O presidente dos EUA continuou. "Cuba, como os Estados Unidos, foi fundada por escravos trazidos da África;como os Estados Unidos, o povo cubano tem herança no escravos e senhores de escravos. "
populações nativas não existem em tudo na mente de Obama. Nem diz que a discriminação racial foi varrida pela revolução; que a aposentadoria eo salário de todos os cubanos foram promulgadas por isso antes Mr. Barack Obama cumpriu 10 anos. O hábito burguês odiosa e racista de contratar capangas para os cidadãos negros foram expulsos de centros de recreação foi varrido pela Revolução Cubana. Este seria lembrado para a batalha travada em Angola contra o apartheid, terminando a presença de armas nucleares em um continente de mais de um bilhão de pessoas. Isso não era o objetivo da nossa solidariedade, mas para ajudar o povo de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e outra regra colonial fascista de Portugal.
Em 1961, apenas dois anos e três meses após o triunfo da Revolução, uma força de mercenários com canhões e infantaria blindada, equipada com aeronaves, foi treinado e acompanhado por navios de guerra e aviões em os EUA, invadindo nosso país. Nada pode justificar este ataque premeditado que custam nosso país centenas de mortos e feridos.Pro-Yankee Brigada de assalto, em nenhum lugar tem não poderia ter evacuado um único mercenário. Arrancos aviões de guerra foram apresentados às Nações Unidas como rebeldes equipes cubanas.
É bem conhecida experiência militar e poder desse país. Na África também acreditavam que Cuba revolucionária seria facilmente colocar fora de ação. O ataque sul de Angola pelos racistas brigadas motorizadas África do Sul leva até as proximidades de Luanda, a capital deste país. Assim, uma luta que durou não inferior a 15 anos começa. Não falo mesmo este, a menos que ele tinha o dever elementar para responder ao discurso de Obama no Gran Teatro de La Habana Alicia Alonso.
Nem eu tento dar detalhes, apenas para enfatizar que há página honrosamente da luta pela libertação humana foi escrito. De certa forma eu queria o comportamento de Obama foi correta. Sua origem humilde e sua inteligência natural eram evidentes. Mandela foi preso por toda a vida e tornou-se um gigante na luta pela dignidade humana. Um dia eu tenho em minhas mãos uma cópia do livro em que uma parte da vida de Mandela e oh, surpresa: foi prefaciado por Barack Obama é contada. Folheei rapidamente. Foi incrível o tamanho da letra minúscula indicando dados Mandela. Vale a pena ter conhecido homens assim.
Sobre o episódio da África do Sul Devo salientar uma outra experiência. Eu estava realmente interessado em aprender mais sobre como os sul-africanos haviam adquirido armas nucleares. Só tinha muito preciso, que não excedeu 10 ou 12 bombas informações.Uma fonte confiável seria o professor e pesquisador Piero Gleijeses, que elaborou o texto "Missões em conflito: Havana, Washington e África 1959-1976"; um excelente trabalho. Eu sabia que ele era o mais seguro fonte do que aconteceu e então eu comunicada; Eu respondi que ele não tivesse falado sobre o assunto, porque o texto havia respondido as perguntas do companheiro de equipe Jorge Risquet, que tinha sido embaixador em Angola ou parceiro de Cuba, amigo próximo do seu. I localizado Risquet; e outras ocupações importantes estava terminando um curso que estava faltando várias semanas. Essa tarefa coincidiu com um bastante recente viagem ao nosso país Piero; Ele tinha avisado que Risquet isso foi há alguns anos e sua saúde não era ideal. Poucos dias depois, aconteceu o que eu temia. Risquet piorou e ele morreu. Piero veio quando não havia nada a fazer a não ser promessas, mas eu já tinha feito sobre o que estava relacionado com aquela arma e ajuda que África do Sul racista tinha recebido de Reagan e Israel.
Eu não sei o que Obama tem a dizer sobre esta história agora. Eu não sei o que ou não sabia, embora seja muito duvidoso que eu não sabia absolutamente nada. Minha sugestão modesta é refletir e não tente agora a desenvolver teorias sobre política cubana.
Há uma questão importante:
Obama fez um discurso em que ele usou para expressar as palavras mais melosas: "É chegada a hora de esquecer o passado, deixar o passado, olhar para o futuro, vamos olhar juntos, um futuro de esperança. E não vai ser fácil, haverá desafios, e estes irão dar-lhe tempo; mas a minha estadia aqui me dá mais esperança para o que podemos fazer juntos, como amigos, como família, como vizinhos, juntos ".
É assumido que cada um de nós arriscou um ataque cardíaco ao ouvir estas palavras do Presidente do Estados Unidos. Depois de um bloqueio implacável que durou quase 60 anos , e aqueles que morreram nos ataques de mercenários a bordo de navios e portos cubanos, um avião cheio de passageiros explodiram no ar, invasões mercenárias, vários atos de violência e força?
Nenhuma ilusão de que as pessoas deste país nobre e abnegado desistir da glória e dos direitos é feita, e a riqueza espiritual que ele ganhou com o desenvolvimento da educação, ciência e cultura.
Também advertem que somos capazes de produzir alimentos e material de riqueza precisamos do esforço e inteligência do nosso povo. Nós não precisamos de o império deliciar-nos nada. Nossos esforços serão legal e pacífica, porque é o nosso compromisso com a paz e fraternidade entre todos os seres humanos que vivem neste planeta.
Fidel Castro Ruz 
Marzo 27, como 
10 e 25 pm
                           Cubadebate

Anterior Proxima Inicio

Um comentário:

  1. Brilhante: "Nenhuma ilusão de que as pessoas deste país nobre e abnegado desistir da glória e dos direitos é feita, e a riqueza espiritual que ele ganhou com o desenvolvimento da educação, ciência e cultura."

    ResponderExcluir