quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

sputniknews / EUA enveredam na direcção de um apocalipse nuclear

Documento

Antigo Secretário da Defesa adverte que os EUA enveredam na direcção de um apocalipse nuclear

sputniknews
30.Dez.15 :: Outros autores

Os Estados Unidos estão à beira de uma nova corrida ao armamento nuclear que irá fazer subir o risco de um apocalipse nuclear a níveis da Guerra Fria, advertiu na 5ª feira passada o antigo Secretário da Defesa William Perry. Perry, que chefiou o Pentágono entre 1994 e 1997 sob a presidência de Bill Clinton, fez estas observações no decurso de uma iniciativa patrocinada pelo Defense Writers Group (Grupo de Escritores sobre questões de Defesa).
«Estamos no precipício, ou melhor dizendo à beira dele, de uma nova corrida ao armamento nuclear,» disse. «Esta corrida ao armamento será no mínimo tão dispendiosa como a que tivemos no decurso da Guerra Fria, o que significa muito dinheiro.»
O Pentágono está a dar início a uma revisão de grande envergadura da sua tríade nuclear, constituída por opções nucleares em bombardeiros, submarinos e mísseis balísticos intercontinentais (ICBM). Perry apelou à ruptura dessa tríade através do desmantelamento do seu arsenal de ICBM.
«Os ICBM», disse, «não são necessários…não fazem falta. Qualquer definição razoável de dissuasão dispensa esse terceiro componente.»
Numa avaliação datada de Agosto, o Center for Strategic and Budgetary Assessments (Centro para Avaliações Estratégicas e Orçamentais) estima que recapitalizar a tríade nuclear custará mais de 700 milhões de milhões de dólares (billions) nos próximos 25 anos. Segundo relato de Defense News, Perry disse que esse gasto é insensato, tendo em consideração que os EUA estão, por um lado, com falta de dinheiro para outros programas e, por outro, dispõem já de uma robusta capacidade de dissuasão nuclear.
O risco de guerra nuclear é exacerbado pela deterioração das relações estabelecidas entre Moscovo e Washington após a queda da União Soviética. Sem uma via clara de comunicação militar-a-militar entre as duas nações o risco de um conflito acidental aumenta, disse Perry.
«Hoje – provavelmente não o teria dito há 10 anos – hoje deparamo-nos com o tipo de risco de um evento nuclear que tivemos no decurso da Guerra Fria, o risco de uma guerra acidental,» disse. «Eis o que considero imperativo: impedir que acelere de novo esta maldita corrida ao armamento.»
Ler mais: http://sputniknews.com/us/20151203/1031214466/william-perry-nuclear-arms-race.html#ixzz3vjhPAZd1
ODiario.info
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário