quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Constituição soviética feliz!

Constituição soviética feliz!

5 de dezembro - o dia da Constituição "Stalin"
5 dezembro dia da adopção da Constituição da URSS da amostra em 1936, também conhecido como Stalin.
O texto do projecto de Constituição foi publicado um ano antes da sua adopção, o país inteiro pudesse participar de uma discussão aberta.
Constituição da URSS em 1936
Constituição da URSS em 1936
Na discussão do projecto de Constituição participaram 75 milhões. Pessoas. Mais de 1,5 milhão. Alterações de cidadãos foram publicados na imprensa nacional e discutido abertamente. Como resultado, muitos deles têm sido tomadas.
O que pode ser dito sobre o chamado "Yeltsin"Constituição de 1993, em que vivemos agora. E a maioria (! A grande maioria) dos cidadãos não é algo que o projeto nunca tinha visto - elas são válidas, então a "Lei Básica" não é lido. E, em seguida, fazer os olhos quadrados: "E como é que é alguma coisa ...?" Além disso, o texto da Constituição não ler, e os deputados, foi aprovada.. E não há certeza de que ela ainda lê-lo "compiladores". Lembramo-nos de como o mesmo Boris "documentos de trabalho", sem recuperar a consciência ...
Enquanto isso, em uma constituição moderna da Federação Russa muito interessante.Especialmente se você tem algo para comparar - a partir da Constituição de Stalin. Vamos vê-los, vamos compará-los.
1. O direito ao trabalho. Na Constituição de Stalin expressa e incondicionalmente garantidos o direito ao trabalho. Em nenhum diretos não há garantias de Yeltsin - há apenas platitudes. Além disso - prevê directamente que a taxa de desemprego será.
2. O direito ao descanso. Em Stalin claramente especificado o horário de trabalho: 8:00 reservas que as indústrias pesadas, ele será menor. Basta definir o desenvolvimento de uma rede de sanatórios, resorts e assim por diante. No atual Constituição garante só se aplicam a trabalhar ao abrigo de um contrato de trabalho com uma cláusula de leis federais que podem variar em qualquer direção. Por exemplo, pode facilmente fazer a semana de trabalho de 60 horas em vez dos actuais 40 horas.
3. O direito à educação. Em Stalin tem um direito incondicional de uma educação de 8 anos para todos. Grátis. A Constituição atual estabelece várias condições de graça, seria apenas nas instituições municipais e estaduais. O ensino superior é livre apenas em uma base competitiva. Dissimular a situação reside no fato de que a universidade pode deixar apenas um lugar gratuito que você pode ter sobre a concorrência. Os restantes 99 serão pagos. E tudo será formalmente cumprir a Constituição. Quarto parágrafo simplesmente perfeito: os pais, e não o Estado fornecer às crianças uma educação geral. By the way, o que é a educação "comum"? Também flutuante conceito.
4. O direito a serviços médicos. Na Constituição de Stalin é o direito de, a título gratuito. Na condição sólida re-registrado de Yeltsin de recepção: Somente nas instituições do Estado, e só no quadro do orçamento. Se o hospital está fisicamente fechado eo orçamento é cortar para trás, então você é deixado com nenhum medicamento gratuitamente. Além disso, de acordo com a Constituição.
5. O direito à habitação. Sob Stalin, este direito é garantida e protegida por lei. Na habitação Constituição Yeltsin você não pode perder arbitrariamente, mas de acordo com a lei pelo tribunal. Para as dívidas de habitação e serviços comunitários, por exemplo. O estado não fornece abrigo, mas apenas cria as condições para o seu apoio. . Formulação muito astuto terceiro artigo sobre os pobres, também, é perfeito: há cerca de um preço franco-acessível.
6. Sobre pensões. A Constituição 1.936 garantida a segurança financeira na velhice. A palavra-chave "materiais". Por exemplo, nas mesmas fazendas onde as pensões em termos monetários não foi fornecido com o velho dação em pagamento:. Grãos, alimentos e assim por diante A constituição Yeltsin desde que o direito dos idosos a remexer no lixo e mendigos ficar na varanda. Pension mesmo período de aposentadoria o tempo todo tentando aumentar para além do tempo de vida médio dos russos, como é o caso com os homens.
7. O direito à liberdade de religião na Constituição Stalin estipulado incondicionalmente.Agora é certo lá, também. Além disso, o governo está agora a tentar impor a todos os cidadãos a prazo aumentaram religiosidade.
Constituição Stalin - a Constituição do socialismo vitorioso
Constituição Stalin - a Constituição do socialismo vitorioso
8. Finalmente, a questão principalsobre a propriedade da terra, recursos minerais, eo resto da propriedade comum. Na Constituição de Stalin contém claramente todo o património comum pertencentes às pessoas.Na constituição Yeltsin pelo povo de todos os bens e explicitamente excomungado. (Artigo 9.º, n.º 2. A terra e outros recursos naturais pode estar em estaduais, municipais e outras formas de propriedade privada, ...)
9. Ah, e por último, mas não menos importante - sobre o dinheiro. No primeiro caso, a constituição stalinista, não havia nenhum ponto em escrever sobre ele. E assim é claro no texto que todos (isto é, em geral, todos) pertence ao povo. Na Constituição atual é necessária para alocar um item separado que não só as pessoas que não têm a propriedade do seu país - mas samoё Estado não dispor de seu dinheiro já. O artigo 75 da Constituição russa clara e inequivocamente deixa claro que o Banco Central da Federação Russa decide"de forma independente dos outros órgãos do Estado poder".
Resumo. Em 1936 a Constituição os direitos fundamentais dos cidadãos são garantidos diretamente. Na Constituição de 1993, todos os direitos, exceto o direito de religião, estipulou várias condições. Que é o direito dos povos sob Stalin eram certamente agora condicional. Para não mencionar o fato de que a Constituição atual simplesmente não é observado ...
Conclusão Como sempre, nós fazemos a nós mesmos.
Fonte:
http://www.rotfront.su
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário