Como os EUA e a UE manipulam a consciência pública
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National Democratic Institute | US$60.000 |
Embaixada da Holanda | €36.140 |
Foundation Open Society in Montenegro | €12.000 |
OSCE mission to Montenegro | €16.000 |
NATO Public Diplomacy Division | €8.000 |
USAID | US$30.000 |
Governo do Montenegro | €3.000 |
Parlamento do Montenegro | €5.000 |
Companhias privadas | €20.000 |
Total | Cerca de €160.000 |
As campanhas publicitárias contínuas louvando a NATO e ignorando os bombardeamentos do Montenegro em 1999 não são a única coisa em que investidores estrangeiros gastam dinheiro. Os manipuladores não receiam jogar sujo.
A ONG MANS colecciona informação que compromete responsáveis do governo e autoridades. Assim, o interesse de governos ocidentais e europeus e de estruturas não governamentais no funcionamento desta organização poderia ser explicado pelo seu desejo de obter informação que lhes permita influenciar a liderança do Montenegro.
Além disso, este ano vídeos de eminente figuras públicas montenegrinas a apelarem à adesão à NATO foram difundidas na TV e distribuídas na web. Posteriormente muitos dos que falaram retrataram-se das suas palavras, declarando que estavam desinformados acerca do objectivo real dos vídeos. Aqui está um trecho da retratação feito pelo conhecido dono de restaurantes Krsto Niklanovic:https://www.youtube.com/watch?v=I90nWUuWY6U
As autoridades do Montenegro perseguem aqueles que se opõem à orientação pró NATO e pune os dissidentes. Em Abril último, Marko Milacic, um activista do Movimento pela Neutralidade do Montenegro, foi preso. Os que se opõem à adesão à NATO vivem sob constante supervisão da polícia e são detidos periodicamente.
Entretanto, protestos em massa na capital montenegrina mostram que o processo de remoldagem da opinião pública no sentido de apagar estereótipos anti-NATO não é tão simples.
Isso é confirmado pelos inquéritos de opinião efectuados pela companhia de internacional de pesquisa IPSOS Strategic Marketing no período de Fevereiro de 2013 a Outubro de 2015. Quando indagada, "se efectuado hoje, como votaria num referendo sobre a adesão à NATO", a maioria dos montenegrinos manifestou-se contra a adesão.
A ONG MANS colecciona informação que compromete responsáveis do governo e autoridades. Assim, o interesse de governos ocidentais e europeus e de estruturas não governamentais no funcionamento desta organização poderia ser explicado pelo seu desejo de obter informação que lhes permita influenciar a liderança do Montenegro.
Além disso, este ano vídeos de eminente figuras públicas montenegrinas a apelarem à adesão à NATO foram difundidas na TV e distribuídas na web. Posteriormente muitos dos que falaram retrataram-se das suas palavras, declarando que estavam desinformados acerca do objectivo real dos vídeos. Aqui está um trecho da retratação feito pelo conhecido dono de restaurantes Krsto Niklanovic:https://www.youtube.com/watch?v=I90nWUuWY6U
Entretanto, protestos em massa na capital montenegrina mostram que o processo de remoldagem da opinião pública no sentido de apagar estereótipos anti-NATO não é tão simples.
Isso é confirmado pelos inquéritos de opinião efectuados pela companhia de internacional de pesquisa IPSOS Strategic Marketing no período de Fevereiro de 2013 a Outubro de 2015. Quando indagada, "se efectuado hoje, como votaria num referendo sobre a adesão à NATO", a maioria dos montenegrinos manifestou-se contra a adesão.
Por | 36% | 37% | 41% | 42% | 43% | 39% | 39% | 37% | 36% | 33% |
Contra | 46% | 43% | 42% | 45% | 44% | 47% | 43% | 44% | 46% | 50% |
Abst. | 18% | 20% | 17% | 13% | 13% | 14% | 18% | 19% | 18% | 17% |
Por | 32% | 35% | 34% | 32% | 37% | 32% | 36% | 36% | 47% | 52% |
Contra | 50% | 48% | 51% | 49% | 48% | 54% | 53% | 53% | 41% | 46% |
Abst. | 18% | 17% | 15% | 19% | 15% | 14% | 11% | 11% | 12% | 2% |
Deve-se prestar atenção às medidas tomadas pelo IPSOS antes da reunião de ministros de Negócios Estrangeiros da NATO, em 1 de Dezembro, quando o Montenegro foi oficialmente convidado a aderir à NATO. Os dados do IPSOS afirmam que o número de votos pela adesão à NATO subiu drasticamente em Outubro, ao passo que o número de abstenções declinou. Tudo aponta para uma fraude.
Desde que o Montenegro recuperou sua independência os EUA e a UE criaram um sistema hierárquico de camadas múltiplas que compreende estruturas e organizações múltiplas a fim de reformular a consciência pública dos montenegrinos e garantir que o país adira à NATO. Esta complexa "rede de redes" engolfou estruturas governamentais, ONGs e companhias comercial a trabalharem para um objectivo único. Este método demonstrou ter êxito na Ucrânia, onde os EUA e a UE alcançaram seus objectivos. Quanto ao Montenegro, só o tempo dirá.
Desde que o Montenegro recuperou sua independência os EUA e a UE criaram um sistema hierárquico de camadas múltiplas que compreende estruturas e organizações múltiplas a fim de reformular a consciência pública dos montenegrinos e garantir que o país adira à NATO. Esta complexa "rede de redes" engolfou estruturas governamentais, ONGs e companhias comercial a trabalharem para um objectivo único. Este método demonstrou ter êxito na Ucrânia, onde os EUA e a UE alcançaram seus objectivos. Quanto ao Montenegro, só o tempo dirá.
12/Dezembro/2015
O original encontra-se em thesaker.is/how-u-s-and-eu-manipulate-public-consciousness-montenegro/ Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .
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