segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Raul Castro inverteu a tendência de desaceleração da economia cubana

Raul Castro tem inverteu a tendência de desaceleração da economia cubana (+ fotos e vídeo)

15 de julho de 2015 38 |   
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo.  Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo. Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
Discurso do General de Exército Raúl Castro Ruz, Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, no encerramento do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional Poder Popular no Centro de Conferências Internacional, o 15 de julho, 2015, "Ano 57 da Revolução".  (Tradução - Conselho de Estado)
Camaradas:
Nos últimos meses temos assistido a vários eventos de grande importância para o país, dos quais você e nosso povo tem sido devidamente informado.
Como de costume, os deputados receberam estes dias abundância de informações sobre o desempenho da economia no primeiro semestre e estima final do ano.
Certamente foi invertida a tendência de um crescimento mais lento do PIB produto interno bruto, conhecido pela sigla que se manifestou nos últimos anos. Até 30 de junho, o PIB cresceu 4,7% e estima que no final do ano será em torno de 4%. E isso é muito bom, considerando que no ano passado cresceu apenas 1%; No entanto, para alcançar este 4% esperados, é preciso muito trabalho e muita disciplina, especialmente na ordem econômica como afirmou o ministro da Economia, Marino Murillo.
Apesar de várias violações, cresceu a produção de indústrias de açúcar e de manufatura e construção, comércio, turismo e produção agrícola, embora este último a sofrer os efeitos da grave seca que se manifesta em todo o território nacional.
Devo salientar, a este respeito, a necessidade de uma utilização mais racional deste recurso vital, como se referiram vários camaradas. A partir de junho a água do reservatório foi de apenas 38% da capacidade existente -hoje é de 36,1%, conforme relatado pelo presidente do Instituto de Recursos Hidráulicos, Ines Maria Chapman, apresentando o pior cenário nas províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba, Granma, Las Tunas, Ciego de Ávila, Sancti Spiritus e Pinar del Río.
Uma das maiores insatisfações na implementação do plano é no sector dos transportes, o que tem causado dificuldades no desempenho econômico devido a deficiências organizacionais e baixa disponibilidade técnica no sistema de transporte ferroviário e automotivo, associado falta de peças de reposição e problemas de manutenção e reparos.Esta situação também se agravou com a chegada tardia de equipamentos para o país para o passado e planejar este ano, a maioria dos quais deve chegar em 2015.
Para isso a decisão tomada na última reunião do Conselho de Ministros de fornecer transporte e equipamentos de construção junta-se a Reserva Estado e de antecipar a contratação de equipes inicialmente previstas no plano de 2016.
Durante o primeiro semestre temos enfrentado graves dificuldades financeiras externas; no entanto, o país continua a cumprir rigorosamente as suas obrigações de pagamento para com os credores e fornecedores estrangeiros prática que favorece a restauração gradual da credibilidade da economia nacional, apesar do bloqueio norte-americano continua em pleno vigor.
Em meio a essas dificuldades, conseguiu preservar os serviços sociais à população já descuidaremos- A matéria, pois mostra que podemos dizer que melhorou substancialmente situação epidemiológica.
Por outro lado, a estabilidade monetária e financeira mantida. Inflação geralmente está contido dentro dos níveis estabelecidos, entre 3% e 5%, mas não simplesmente ignorar a preocupação pública sobre os altos preços dos produtos agrícolas, que cresceram mais do que o salário médio.
E você tem visto, ao contrário de anteriores sessões da Assembleia Nacional, que desta vez não é a informação sobre o estado de implementação das Diretrizes para a Política Social Económico e aprovadas pelo 6º Congresso Parte incluída, considerando que Consideramos oportuno concentrar-se na elaboração do relatório sobre o assunto será apresentado ao 7º Congresso em abril de 2016, como foi chamado pelo Comitê Central do Plenário feita ontem.
No entanto, vou descrever brevemente as principais tarefas realizadas no interesse da atualizando nosso modelo económico e social. Entre eles está o desenvolvimento de conceituação teórica do socialismo em Cuba e linhas e sectores estratégicos que compõem o programa de desenvolvimento econômico e social até 2030. Os dois documentos fazem parte dos temas que serão discutidos no próximo congresso do partido.
Ao mesmo tempo, ele continuou a fazer progressos no aumento do papel do jogo para a empresa estatal socialista como uma figura-chave na economia nacional, ajustando medidas adotadas anteriormente e adicionando outros relacionados ao seu funcionamento flexível e associados resultados de sistemas salariais trabalho.
Da mesma forma, nós implementamos várias mudanças no processo de planejamento econômico em linha com a melhoria do sistema de negócios, o que também contribuiu para o plano, com maior integração, as políticas adotadas como resultado da aplicação das orientações e programação saldos monetários no Plano e Orçamento.
Continua o progresso na aplicação do pacote de medidas destinadas ao processo de unificação monetária extremamente complexa e que é essencial para o desempenho eficiente da economia. Vale reiterar o que foi afirmado em várias ocasiões, para o nosso Parlamento, sobre os depósitos bancários em moeda estrangeira, pesos cubanos conversíveis (CUC) e Peso Cubano (CUP) e de caixa mantidos pela população e garantir de entidades jurídicas nacionais e estrangeiras.
Da mesma forma, ele continua indo o processo experimental de criação de cooperativas não agrícolas, cujas prioridades fortalecer o funcionamento do existente e gradualmente avançar na criação de novas cooperativas, sem repetir as distorções já identificados.
A isto se acrescenta que pouco mais de meio milhão de cubanos trabalham como em várias actividades por conta própria, uma figura que vai continuar a crescer de forma gradual, para passar para este modo de gestão de um conjunto de estabelecimentos de refeições e serviços para a população, preservando a propriedade estatal da propriedade.
Vamos continuar nosso ritmo o processo de transformações na sociedade cubana, decidimos soberanamente com o apoio da maioria do povo, por causa da construção de um socialismo garantia essencial próspero e sustentável da nossa independência.
O primeiro semestre foi caracterizado por intensa fiscalização internacional.
A Terceira Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (CELAC), realizada em janeiro, em Costa Rica, disse que a empresa alegação de que um fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro e pediu ao presidente Obama para usar resolutamente seus poderes executivos gerais para modificar substancialmente a aplicação desta política. Poucos dias após a Cimeira da União Africano fez uma abordagem semelhante.
A Sétima Cúpula das Américas, à qual Cuba participou, pela primeira vez, realizado no Panamá, em abril, foi espaço propício para a região de reiterar o apoio à justa luta do nosso povo contra o bloqueio e levantou a necessidade de mudar a natureza das relações hemisféricas, neste momento em que você não pode mais tratado como quintal.
Precisamente no Panamá, fizemos uma reunião com o Presidente dos Estados Unidos.
Minhas palavras em ambos os eventos recolhidos a posição coerente dos princípios da política externa da Revolução Cubana e lealdade expresso para as idéias que nosso povo tem defendido contra todos os riscos e desafios sob a orientação do Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz. Isso liberta-me repetir aqui hoje, porque eles são bem conhecidos para você.
No entanto, devo reiterar a nossa solidariedade com a Revolução Bolivariana eo governo liderado pelo presidente Nicolas Maduro contra as tentativas de desestabilizar e qualquer ato de interferência externa. Reunimo-nos com satisfação os resultados das eleições primárias do Partido Socialista Unido da Venezuela, enquanto cuidadosamente seguir o processo de diálogo entre esse país e os Estados Unidos.
Denunciamos as campanhas de desestabilização contra o governo do presidente Rafael Correa e Revolução Cidadã no Equador, que confirmou a solidariedade de Cuba.
Agradecemos que implementou uma ofensiva imperialista e oligárquica contra processos revolucionários latino-americanos progressistas, que serão enfrentados com determinação para nossos povos.
Parlamento vem dos cumprimentos de solidariedade ao presidente Dilma Rousseff e do povo brasileiro que defendem importante progresso social e político da integração regional e do Sul contra as tentativas de reverter-los.
No início de Maio, assistimos a comemoração impressionante em Moscou do 70º aniversário da vitória contra o fascismo, um fato que ninguém pode distorcer ou apagar a memória da humanidade.
Nós advertiu mais cedo nesta mesma sala, a tentativa de estender NATO até às fronteiras da Rússia traria sérias ameaças à paz e segurança internacionais.
Hoje reafirmamos que o fim das sanções contra a Rússia irá prejudicar os interesses da Europa e trazer uma maior instabilidade e novos perigos. Esta posição foi novamente levantada por Cuba na segunda-CELAC Cimeira da União Europeia, onde o diálogo ea cooperação no bloco também é afirmado nossa disposição, com os quais estamos a negociar um acordo. Desta vez nossa delegação presidida pelo primeiro vice-presidente Miguel Diaz-Canel parceiro.
Congratulamo-nos com o acordo alcançado entre a República Islâmica do Irã e os membros permanentes do Conselho de Segurança mais a Alemanha. Reiteramos o nosso apoio ao direito inalienável de todos os Estados ao uso pacífico da energia nuclear. Este resultado demonstra que o diálogo ea negociação são o único instrumento eficaz para resolver as diferenças entre os Estados.
A partir de agora, nós nos preparamos para o próximo mês de Setembro, o Papa Francisco, com carinho, respeito e hospitalidade, como ele merece. Desperta admiração em todo o mundo por sua pregação da paz e da equidade, da erradicação da pobreza, proteção e análise das causas dos problemas da humanidade ambiental, todos nós temos acompanhado de perto, especialmente durante sua viagem memorável pelo Equador, Bolívia e Paraguai.
Já foi relatado que em 20 de julho, como resultado das negociações que tiveram lugar com respeito e em pé de igualdade, será oficialmente restaurado relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos vão reabrir embaixadas nas respectivas capitais; o nosso primeiro.
Haverá, assim, concluiu a primeira fase do processo iniciado em 17 de dezembro e, em seguida, começar uma nova etapa, longo e complexo, no caminho para a normalização das relações, que requerem vontade para encontrar soluções para os problemas que se acumularam mais de cinco décadas e afetar os laços entre nossos países e povos. Como dissemos, ele é encontrado um novo tipo de relações entre os dois estados, diferente de toda a nossa história comum.
Como afirma a Declaração do Governo Revolucionário de 1 de Julho, é inconcebível, enquanto o bloqueio persistir, as relações normais entre Cuba e os Estados Unidos.
Reconhecendo o apelo do Presidente Obama ao Congresso dos EUA para levantar o embargo a Cuba, reiterou na sua declaração de 01 de julho último, esperamos continuar usando seus poderes executivos, ou seja, aqueles que ele eo presidente pode tomar sem a participação do Congresso para desmantelar os aspectos desta política, causando danos e sofrimento ao nosso povo.   O resto do embargo são, naturalmente, o Parlamento, isto é, seu Congresso.
Para normalizar os laços bilaterais também será necessário para o território ilegalmente ocupado pela Base Naval de Guantánamo para cessar as transmissões de rádio e televisão ilegais a Cuba, que os programas destinados a promover a subversão interna e desestabilização são eliminados é retornado, e compensar danos humanos e econômicos do povo cubano por causa das políticas dos EUA.
Mudar tudo o que deve ser mudado é de domínio soberano e exclusivo de cubanos. O Governo Revolucionário está disposta a avançar na normalização das relações, convencido de que os dois países podem cooperar e conviver civilizadamente, benefício mútuo, acima de nossas diferenças e têm, contribuindo assim para a paz, a segurança , a estabilidade, o desenvolvimento ea equidade no nosso continente e no mundo.
Camaradas:
Algumas semanas atrás, o país recebeu os membros do contingente "Henry Reeve" que participaram na batalha contra o Ebola na África Ocidental, onde deram um exemplo extraordinário de solidariedade, altruísmo e coragem pessoal em face da epidemia mortal.Nosso tributo eterno para Jorge Reynaldo Rodriguez e Juan Guerra Villafranca Antigua, os dois trabalhadores humanitários que morreram de outras doenças contratado ao servir essa missão.
Também uma brigada médica cubana, que retorna nos próximos dias, participou com grande espírito de solidariedade para com as vítimas dos terremotos nas montanhas do Nepal.
O nosso país continuará a atender, de acordo com sua capacidade e com o dever internacionalista para apoiar as pessoas em necessidade, como fazem hoje dezenas de milhares de compatriotas em mais de 80 países da América Latina, Caribe, África e Ásia, sob o princípio de que aqueles que podem pagar a colaboração e aqueles que não têm os recursos, vamos continuar a ajudar.
Em apenas 10 dias, vamos comemorar o 62 º aniversário dos ataques aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes e os 500 anos da fundação da cidade de Santiago de Cuba.Não vai compartilhar com as pessoas valentes a alegria desses eventos I -aguerrido como o resto do país, incluindo a Ilha da Juventude e as chaves adjacentes (aplauso) - e ouvi as palavras do Segundo Secretário do Comitê Central do Partido, José Ramón Machado Ventura (Aplausos).
Quem agora comparar a heroína que foi deixado depois de ser atingido pelo furacão Sandy, menos de três anos atrás cidade, você vai entender que nada é impossível para um povo unido, como o nosso, pronto para lutar e defender o trabalho de seu Revolução.
Vemo-nos em Santiago,
Muito obrigado (Aplausos).
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo.  Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo. Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo.  Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo. Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
General Raúl Castro, presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, fechando no Palácio das Convenções em Havana do V Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura da Assembleia Nacional do Exército do Povo. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate

Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional.  Ao seu lado, primeiro vice-presidente, Miguel Diaz Canel (centro) e vice-presidente José Ramón Machado Ventura.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional. Ao seu lado, primeiro vice-presidente, Miguel Diaz Canel (centro) e vice-presidente José Ramón Machado Ventura. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul e ministro da Economia, Marino Murillo Jorge. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
O vice-Adriana Perez assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Deputado Antonio Hernández Mena, fotógrafo da Assembleia Nacional, assistiram à sessão plenária.Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Presidente Raul Castro e primeiro vice-presidente Miguel Diaz Canel. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Sessão plenária da Assembleia Nacional. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Raul Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
O presidente cubano Raúl Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, em sessão depois de três dias de trabalho intenso por comitês para tratar de questões importantes da realidade da ilha.  Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
O presidente cubano Raúl Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, em sessão depois de três dias de trabalho intenso por comitês para tratar de questões importantes da realidade da ilha. Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
O presidente cubano Raúl Castro assiste à sessão plenária do Parlamento, na quarta-feira 15 de julho de 2015. Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
O presidente cubano Raúl Castro assiste à sessão plenária do Parlamento, na quarta-feira 15 de julho de 2015. Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
O presidente cubano Raúl Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, em sessão depois de três dias de trabalho intenso por comitês para tratar de questões importantes da realidade da ilha.  Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
O presidente cubano Raúl Castro assiste à sessão plenária da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, em sessão depois de três dias de trabalho intenso por comitês para tratar de questões importantes da realidade da ilha. Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
Durante a primeira pausa da Assembleia plenária, Raul Machado Murirllo e eles conversam informalmente.  Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
Durante a primeira pausa da Assembleia plenária, Raul Machado Murillo e falar informalmente. Foto: Ladyrene Perez / Cubadebate
Sessão plenária da Assembleia Nacional.  Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Sessão plenária da Assembleia Nacional. Foto: Ismael Francisco / Cubadebate
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário