sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Peña Nieto reúne-se hoje com os pais dos desaparecidos de Ayotzinapa

Peña Nieto reúne-se hoje com os pais dos desaparecidos de AyotzinapaPDFImprimirE-Mail
México, 24 set (Prensa Latina) O presidente Enrique Peña Nieto reúne-se hoje com os pais dos 43 normalistas da escola rural de Ayotzinapa desaparecidos há quase um ano em Iguala, estado de Guerrero.
Será o segundo encontro entre o chefe de Estado e os familiares dos 43, com os quais o presidente descumpriu os compromissos acordados na primeira reunião efetuada na casa presidencial de Los Pinos em outubro de 2014.

Diversas fontes asseguram a presença no encontro dos integrantes do Grupo Interdisciplinar de Especialistas Independentes (GIEI) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), bem como de representantes de organizações civis que acompanham há quase um ano os familiares das vítimas.

Desta vez, em lugar do então procurador geral da República, Jesús Murillo, irá quem desde março ocupa esse escritório, a ex-senadora Arely Gómez. Pelo Escritório da Presidência agora participará Francisco Guzmán, que substituiu Aurelio Nuño, designado secretário de Educação Pública em agosto.

Deverão estar junto com Peña Nieto o secretário de Governo, Miguel Ángel Osorio, e o conselheiro jurídico da Presidência, Humberto Castillejos.

No dia 29 de outubro de 2014 e durante mais de seis horas, Peña Nieto reuniu-se com uma comissão das 43 famílias e integrantes do Comitê Estudantil da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos, de Ayotzinapa.

Desse encontro resultou um documento com 10 acordos no qual o governo se comprometeu a aprofundar e redesenhar, se assim fosse o caso, o plano de busca dos normalistas e centrar as investigações em encontrá-los com vida.

Também se aprovou uma comissão mista entre a Procuradoria Geral da República e a Secretaria de Governo, a fim de manter informados os pais dos normalistas sobre o curso das investigações.

lam/ool/es

< Anterior
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário