terça-feira, 12 de maio de 2015

Novo terremoto no Nepal provoca pânico e deixa mortos


EFE
12/05/2015 07h01 - Atualizado em 12/05/2015 16h08

Novo terremoto no Nepal provoca pânico e deixa mortos

Ao menos 41 pessoas morreram e 1.066 ficaram feridas.
Tremor ocorre poucas semanas após forte sismo que matou mais de 8 mil.

Do G1, em São Paulo
Um forte terremoto de magnitude 7,3 atingiu oNepal nesta terça-feira (12), matando ao menos 41 pessoas e ferindo 1.066, segundo a agência de notícias Reuters. Vários prédios e estruturas que estavam danificadas pelo terremoto de 25 de abril - que matou 8 mil pessoas no país - colapsaram.
Políticos correram para o lado de fora do Parlamento do Nepal e prédios de escritórios balançaram até mesmo no centro de Nova Déli, na Índia. Os tremores foram sentidos também em Bangladesh e foram seguidos por uma série de tremores secundários intensos.
Moradores aterrorizados de Katmandu buscaram espaços públicos, temorosos de locais fechados. Trabalhadores humanitários relataram danos graves em alguns vilarejos nepaleses vistos do ar, e testemunhas disseram ter visto rochas e lama atingindo encostas remotas repletas de estradas e pequenas vilas.
Escavadeiras removem os detroços de um prédio que desmoronou no terremoto desta terça-feira (12) em Catmandu, no Nepal (Foto: Niranjan Shrestha/AP)Escavadeiras removem os detroços de um prédio que desmoronou no terremoto desta terça-feira (12) em Catmandu, no Nepal (Foto: Niranjan Shrestha/AP)
Segundo a rede CNN, 39 pessoas morreram no tremor - que teve epicentro 68 km a oeste da cidade de Namche Bazaar, perto do Monte Everest e da fronteira com o Tibet, segundo o Serviço Geológico dos EUA. O terremoto pôde ser sentido no norte da Índia e em Bangladesh. O acampamento base para o Everest também foi sacudido.
Nas cidades indianas fronteiriças com o Nepal morreram cinco pessoas -uma em Uttar Pradesh e quatro em Bihar, de acordo com autoridades, e a mídia chinesa relatou uma pessoa morta no Tibet após deslizamento de rochas sobre um carro. Prédios tremeram em Nova Délhi, fazendo com que funcionários de escritórios corressem para as ruas. Moradores da cidade indiana de Siliguri, perto da fronteira como Nepal, disseram que pedaços de concreto caíram de um ou dois prédios.
O Nepal ainda não se recuperou do potente sismo de abril. O forte tremor matou mais de 8 mil pessoas, deixou mais de 17.800 feridos e destruiu milhares de imóveis e monumentos. A destruição foi tamanha que o Nepal ainda continua contando mortos e buscando por desaparecidos.
“Estou muito assustado e meus dois filhos estão comigo. O prédio da escola está rachado e vi que partes desabaram”, disse Rhita Doma Sherpa, enfermeira do Centro Médico Mountain, em Namche Bazaar, ponto de partida de alpinistas que seguem rumo ao Everest. “Estava na hora do almoço e todas as crianças estavam do lado de fora, graças a Deus”.

Mulheres choram a morte de um familiar que foi esmagado por uma parede que desmoronou durante terremoto desta terça-feira (12) em Patna, na índia (Foto: AP/Press Trust of India)Mulheres choram a morte de um familiar que foi esmagado por uma parede que desmoronou durante terremoto desta terça-feira (12) em Patna, na índia (Foto: AP/Press Trust of India)
Pacientes são tirados de hospital após terremoto em Katmandu Nepal (Foto: Prakash Mathema/AFP)Pacientes são tirados de hospital após terremoto em Katmandu Nepal (Foto: Prakash Mathema/AFP)

tópicos:

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário