quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nave da Rússia não cruza o Brasil


por Cássio Barbosa

Escapamos dessa!


Agora há pouco, no meio da tarde, saiu a última previsão do horário da queda do módulo Progress. Essa previsão foi calculada pelo Comando Estratégico dos EUA, um órgão de defesa militar norte americana. Ela foi feita baseada na observação das órbitas mais recentes e é a mais precisa até o momento.
De acordo com os cálculos, a reentrada do módulo russo na atmosfera terrestre se daria às 22h36 (horário de Brasília) da noite desta quinta (7). A margem de erro é de 2 horas para mais e para menos – ou seja, a “janela” de reentrada vai desde às 20h36 até 00h36 de amanhã (8).

Com essas informações é possível mostrar as órbitas que vão ocorrer nesse período de 4 horas e o resultado está na figura acima. As linhas amarelas representam essas órbitas do módulo e fica claro que nenhuma delas cruza o Brasil, nem os EUA, Europa e Austrália.
Por outro lado, China e Índia, dois países muito populosos estão no caminho. Como eu disse no post publicado mais cedo, existe o risco dos destroços da nave russa caírem em terra firme, mas a maior parte do trajeto da Progress, seguindo as linhas que representam suas órbitas, está sobre o Oceano Pacífico.
Destinada a levar duas toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional, a nave não-tripulada Progress M-27M está fora de controle após a ocorrência de uma falha assim que foi colocada em órbita, no dia 28 de abril.

Imagem: Spaceflight101.com
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário