sexta-feira, 11 de julho de 2014

Registrados combates na Ucrânia perto da fronteira com a Rússia


PDFImprimirE-Mail
  
Imagen activaMoscou, 10 jul (Prensa Latina) Intensos combates entre as forças regulares ucranianas e as milícias foram registrados hoje em Izvarino, região de Lugansk, próximo ao posto fronteiriço "Donetsk", em território da Rússia, confirmaram fontes do Serviço de Fronteiras e Aduanas.
O grupo da guarda de fronteiras e a equipe de controle alfandegário nesse ponto da região russa de Rostov foram retirados para um lugar mais seguro, comunicou o representante da Direção de Aduanas no distrito sul da Federação, Rayan Farukshin.

O oficial disse que o tiroteio e as explosões não cessam na parte ucraniana desde esta manhã, portanto uma retirada rápida de todos os funcionários públicos e da brigada fronteiriça foi realizada.

Farukshin indicou que devido aos combates na noite de ontem em território ucraniano, bem perto da fronteira com Rostov (em Dolzhanskiy, Ucrânia), o posto de controle alfandegário de Novoshájtinsk foi também evacuado.

Os funcionários se refugiaram na sede administrativa da localidade devido ao intenso tiroteio que se escutava do lado ucraniano, explicou a fonte, ao acrescentar que também foram escutados tiros de canhão e rajadas próximo ao posto fronteiriço de Gúkovo, em Rostov.

Precisamente o posto de controle Novoshájtinsk foi atacado duas vezes em 20 de junho e 3 de julho passados com uma chuva de balas do território ucraniano, que danificaram parte considerável das instalações, segundo puderam constatar ontem jornalistas estrangeiros durante uma visita a esse lugar.

Diante da insegurança pela complicada situação nas regiões fronteiriças ucranianas e em prevenção a outros ataques, continuam sem funcionar os postos de controle de Donetsk, Gúkovo, Novoshájtinsk e Kuibyshevo, em Rostov de Don, por onde tem cruzado mais da metade dos refugiados ucranianos que fogem da operação de limpeza étnica no sudeste da Ucrânia contra a população de idioma russo.

Só em Rostov foram localizados até hoje mais de 25 mil refugiados, em sua maioria mulheres com crianças e pessoas com deficências, e três mil 98 pessoas permanecem em 43 instalações provisórias de acolhida, segundo informou o governador Vasily Golubev, em roda de imprensa com jornalistas estrangeiros credenciados na Rússia.

A defesa civil e voluntários tiveram que realocar ontem a mais de 160 refugiados ucranianos instalados no posto de Matveev Kurgan pelas intensas rajadas de fogo procedentes do lado ucraniano.

Em Donetsk, sudeste ucraniano, a situação continua complicada pelos bombardeios do exército e dos tiros contra os setores residenciais realizados pela Guarda Nacional.

As balas de grosso calibre caem sobre edifícios de moradias, comércios e outros alvos de infraestrutura, comunicou a prefeitura nesta quinta-feira.

O estado maior da operação militar de envergadura que Kiev realiza contra a população de idioma russo e opositores ao regime qualificou a situação nas regiões de Donetsk e Lugansk como tensa.

De acordo com essas mesmas fontes, o cenário mais complicado está em Donetsk, Górlovka, Lugansk, Antrasits e Krasnodon, de onde são registrados intensos combates.

O comando ucraniano reconheceu apenas três mortos e 27 feridos em confrontos nos últimos dias, segundo um relatório oficial citado pela agência Unian.

tgj/oda/cc
Modificado el ( jueves, 10 de julio de 2014 )

< Anterior Siguiente >
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário