sábado, 21 de junho de 2014

Situação no Iraque pode servir para ataque dos EUA contra Síria

PDFImprimirE-Mail
  
Imagen activaWashington, 20 jun (Prensa Latina) Estados Unidos poderia atacar áreas da Síria amparado em sua política contra o grupo radical islamista Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL) que busca derrubar o governo iraquiano, informaram hoje fontes governamentais.
O governo do presidente Barack Obama não descarta ataques aéreos na Síria contra o grupo militante sunita que avança no Iraque, afirmou um funcionário citado pelo diário digital The Hill.

Nós não limitamos a ação a um espaço geográfico específico, afirmou a fonte quando questionado se a resposta militar poderia ser estendida ao território sírio.

Nesta quinta-feira Obama ressaltou que seu país está preparado para tomar uma ação militar dirigida e precisa, desde que se determine que a situação requer.

Fontes citadas por The Hill informaram que o Pentágono executa voos tripulados e não tripulados de vigilância durante todo o dia para seguir os movimentos do EIIL.

O funcionário citado pela publicação afirmou que o movimento radical sunita opera em sentido amplo, o que "não limitaria nossa capacidade de ação que seja necessária para proteger os Estados Unidos."

Reconheceu que o Pentágono tem executado ações no Iêmen contra o grupo Al-Qaeda na Península Árabe, na Somália contra Al-Shabaab, filiado à Al-Qaeda ali, e recentemente capturaram Abu Khatalla na Líbia.

Vamos fazer o necessário e nos focaremos na evolução do risco que representa o EIIL para nós, para o que consideramos diferentes opções.

Em mais de três anos de guerra na Síria, as autoridades estadunidenses apoiaram grupos extremistas que tentaram derrubar o presidente Bashar al-Assad considerando as advertências de que esses grupos representavam também um perigo para o Ocidente.

rc/lb/bj
Modificado el ( viernes, 20 de junio de 2014 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário