sexta-feira, 20 de junho de 2014

Chile/ Monte Armazones,no local construção do maior telescópio do mundo

Monte Armazones no Chile é nivelado mediante explosão a fim de construir o maior telescópio do mundo

Chile, telescópio, espaço
Foto de arquivo

No deserto chileno de Atacama foi explodido o cume de um monte a fim de preparar o terreno para a construção do maior telescópio do mundo. Esta informação foi divulgada quinta-feira pelo Observatório Meridional da Europa que arca com a realização deste projeto.

Trata-se do chamado Telescópio Europeu Excepcionalmente Grande, E-ELT, com espelho segmentar de 39 metros em diâmetro, o que lhe permitirá recolher 15 vezes mais luz do que qualquer um dos telescópios existentes. Espera-se que a sua construção seja concluída em 2024. O observatório estará no monte Armazones, onde foi realizado o desmonte a fogo.
O diretor geral do Observatório Meridional da Europa afirma que “graças ao telescópio E-ELT serão feitas, certamente, descobertas que hoje nem sequer podemos imaginar. Elas farão com toda a certeza que muitas pessoas no mundo inteiro pensem na ciência, tecnologias e no nosso local no Universo”, disse.
Os cientistas esperam que o E-ELT os ajude a recolher mais informações sobre planetas rochosos, semelhantes à Terra, que estão situados fora dos limites do Sistema Solar. Ele permitirá também aos investigadores desvendar os mistérios da energia escura e do buraco negro supermaciço no centro da Via Laqueia.
Estima-se que a construção do telescópio E-ELT custe 1,36 bilhões de dólares. O financiamento será efetuado em conjunto por 14 países que participam deste projeto.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário