sábado, 3 de maio de 2014

Neonazistas causam dezenas de mortes na Ucrânia


PDFImprimirE-Mail
  
Kiev, 3 de maio (Prensa Latina) Os esquadrões neonazistas do Setor Direito provocaram a morte de ao menos 38 pessoas com o incêndio intencional da Casa dos Sindicatos na cidade ucraniana de Odessa, confirmaram hoje fontes policiais.
Oito pessoas morreram ao se lançarem pelas janelas e outros 30 pereceram por asfixia no meio da intensa fumaça, informaram os representantes do corpo da ordem citados pela agência de notícias Interfax.

As autoridades de Odessa reportaram que ao menos meia centena de sobrevivientes requeria assistência médica, e desta 10 são agentes da Polícia.

Testemunhas declararam à emissora de televisão RT que os integrantes dos esquadrões neofascistas golpeavam à saída da Casa dos Sindicatos a quem conseguia sair, muitos envolvidos em chamas.

Entre os hospitalizados com severos traumatismos figura o vereador provincial Alexei Alba, um dos promotores da coleta de assinaturas favoráveis a um referendo sobre a possível federalização do território.

A televisão mostrou a dezenas de ativistas do denominado "anti Maidan", que permanecem no telhado do imóvel após controlado o fogo e negam-se a baixar por temerem ser espancados.

Exigem às autoridades que os protejam com um cordão para ser evacuados com segurança, segundo uma nota publicada no site GordonUA.

Um reflexo da impunidade com a que atua a tropa de choque de Setor Direito depois da derrubada do presidente Víktor Yanukóvich é um video publicado em YouTube por um dos atacantes contra o edifício, Vital Umanets.

Ao atribuir-se a autoria do ocorrido, Umanets escreveu: "Damos fumaça aos separatistas".

Além das vítimas do ataque contra a Casa dos Sindicatos, outras quatro pessoas pereceram em confrontos de rua nesta sexta-feira entre os neofascistas aliados aos governantes autoproclamados de Kiev e os ativistas denominados anti Maidan.

A chancelaria russa, por sua vez, advertiu em um comunicado que esta tragédia constitui outro exemplo da "irresponsabilidade criminosa das autoridades em Kiev", tolerantes com "os desenfreados nacionalistas radicais, incluído o Setor Direito".

Acrescenta o comunicado que estes elementos são "autores de uma campanha de terror físico contra os partidários da federalización e mudanças constitucionais reais".

Integrados na Guarda Nacional, neofascistas do Setor Direito e da Autodefesa de Maidan iniciaram à véspera o assalto contra a cidade de Kramatorsk como parte da operação militar de grande escala ordenada por Kiev.

Fontes médicas reportaram ao menos dois mortos e dezenas de feridos.

tgj/jpm/cc
Modificado el ( sábado, 03 de mayo de 2014 )
                                                     Fonte: Prensa Latina
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário