quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ucrania/Ativistas em Donetsk proclamam exército popular contra golpistas.


PDFImprimirE-Mail
Kiev, 10 abr (Prensa Latina) Organizadores do protesto na oriental cidade ucraniana de Donetsk anunciaram hoje a criação de um exército popular e a decisão de defender o território de um assalto por tropas mobilizadas para a região rebelde pelo governo golpista.
Denis Pushilin, um dos dirigentes da autoproclamada República Popular de Donetsk disse em roda de imprensa que desde quinta-feira começou o processo de conformação do Exército para defender o povo e a integridade territorial dessa nova entidade soberana.

Um grupo de deputados alternativos mantém o controle desde a segunda-feira da sede da administração regional, e além de proclamar a república convocaram a um referendo sobre o status da zona, provavelmente a realizar-se no dia 11 de maio.

Segundo o dirigente popular, celebraram-se nesta quinta-feira conversas com as autoridades da região e da urbe, e entre as reivindicações propostas sobressaiu-se a criação de uma patrulha conjunta da milícia e da polícia do trânsito para enfrentar os delitos comuns, bem como a libertação dos manifestantes presos nos últimos dias.

Os representantes opositores à junta golpista de Kiev e os servidores públicos nomeados depois do golpe de Estado de 22 de fevereiro último exigiram assim mesmo a conformação de milícias voluntárias para a proteção dos edifícios governamentais e de uma comissão encarregada da preparação do referendo.

Em Lugansk, por sua vez, onde ativistas populares retêm o controle do Serviço de Segurança, centenas de residentes se congregaram esta noite ao redor do edifício em solidariedade aos manifestantes e para apoiar na defesa, em caso de um assalto, anunciado pelo ministro de Interior Arsén Avakov.

Estamos preparados para qualquer agressão e esperemos que possamos evitá-la. O principal é que sentimos o respaldo do povo, declarou a jornalistas Serguei Grachev, nomeado comandante do edifício tomado por eles.

Grachev confirmou que militares têm chegado à área próxima e se fala de um iminente assalto por parte de efetivos de tropas do interior e da Guarda Nacional (integrada por elementos radicais e fascistas do ocidente da Ucrânia), com apoio de técnica blindada.

Aclarou o ativista que os agentes de segurança da cidade não têm tomado participação em ações de repressão. Mantêm-se só em seus postos de vigilância e nas ruas próximas ao edifício, agregou.

De acordo com noticiários, para a região de Lugansk deslocaram-se dezenas de combatentes da organização neonazi Setor Direito e entre 100 e 200 combatentes da Guarda Nacional.

Acha-se que são dirigidos pessoalmente pelo secretário do Conselho Nacional de Segurança de Ucrânia Andrei Parubi, do partido fascista Svoboda (Liberdade).

Nesta cidade do leste ucraniano a maioria da população adboga por um referendo para um status de federalização na Ucrânia e o estabelecimento do idioma russo como segunda língua oficial em toda a nação.

Partidários da federalização manifestaram-se também nesta quinta-feira nas cidades de Khárkov e de Odessa. Em Khárkov as forças governamentais recuperaram na terça-feira última o controle da administração regional e iniciaram um processo judicial acusatório a mais ou menos 70 ativistas populares.

Em Odessa centenas de moradores celebraram o aniversário 70 da libertação dessa cidade heroica dos ocupantes fascistas na Grande Guerra Pátria (1941-1945), e misturaram consignas alegóricas à vitória, aos defensores da pátria, com lemas pela "Rússia" e o "Referendo".

ale/oda/cc

< Anterior
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário