quinta-feira, 20 de março de 2014

Romeno fala de retorno da União Soviética. Mas ainda não é fato....

Retorno da União Soviética já é realidade política, diz presidente da Romênia

Na Crimeia, tropas da Rússia tomam a base naval ucraniana em Sebastapol e hasteiam bandeira russa

De acordo com o presidente da Romênia, Traian Basescu, a invasão da Rússia à Geórgia em 2008 e a incorporação da península ucraniana da Crimeia ao território russo são exemplos de que a possibilidade de reconstituição da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) já é uma "realidade política", declarou nesta quarta-feira (19/03).

"A ideia de restaurar a URSS é uma realidade política. E não digo para ofender a Rússia", disse Basescu com cautela, já que seu país tem na Rússia como segundo maior parceiro econômico depois da UE (União Europeia). Para o presidente romeno, a guerra da Geórgia de 2008 e o resultado do referendo da península realizado no último domingo (16/03) "surpreenderam a UE".

Clique aqui e inscreva-se no canal de Opera Mundi no Youtube

Efe

Tropas russas hasteiam bandeira da Rússia no porto de Sebastopol depois que militares da Marinha ucraniana deixaram seu quartel


Ao lado do presidente da Moldávia, Nicolae Timofti, Basescu também alertou que há outro "sinal de alerta em relação à segurança na zona". Segundo o chefe de Estado romeno, o parlamento russo vai debater amanhã o pedido de anexação da Transnístria - região moldávia pró-Moscou – ao território russo. "Não esperamos uma decisão positiva à Moldávia, mas espero que não seja pior do que aconteceu na Crimeia", disse Timofti.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário