sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

As vitórias “soft” do Exército Sírio


Por Assad Frangieh.
O uso das táticas militares não é o único modo do Exército Sírio vencer suas batalhas e restaurar a ordem pública em prol das instituições do Estado Sírio. No claro intuito de reduzir suas baixas, poupar as propriedades públicas e privadas e, principalmente, evitar a morte de civis usados como escudos humanos pelos militantes fundamentalistas e as gangues armadas, o Exército Sírio abriu o caminho para as negociações entre o Ministério de Reconciliação Nacional e os líderes das comunidades desses bairros.
Assim, as tréguas não declaradas oficialmente, têm sido uma maratona de entendimentos na qual a equação principal, é a entrega das armas dos militantes ao Exército Sírio, o restabelecimento da ordem local com a abertura das estradas, remoção das minas e retorno dos refugiados às suas casas em troca da inclusão dos envolvidos na guerra na Lei de Anistia assinada pelo Presidente Assad. Isso não envolve nomes de militantes envolvidos em massacre e crimes hediondos, o que tem feito com que os líderes locais os expulsem para regiões fora desses bairros ou em direção aos últimos redutos ainda fora de controle. O mapa abaixo resume alguns desses acordos até o momento.
Damasco_pacificacaoClique na imagem para ampliação
A delimitação hachurada representa a capital Damasco. As cidades em quadrantes AZUIS, já foram pacificadas. A oeste, as cidades de Al-Hameh e Qudssaya foram as primeiras cidades a passarem por uma trégua, seguida pela entrega de armas e restauração da ordem. Raros eventos têm acontecidos em Al-Hameh no último mês classificados mais como acertos de contas entre gangues locais. Ao sul, na cidade de Al-Moadamyeh, o acordo já pendura quase um mês e a grande parte dos acertos já foram feitos. Há mais de uma semana, o bairro de Barza onde habitava quase 100 mil morador, a trégua e os acordos têm sido implantados.
As cidades em quadrantes VERDES, estão em processo de negociação: Darraya, Babbila, Beit Sahm, Al-Qaboun e Al-Mleha. Com esses acordos, há um recuo dos militantes ao redor sul do Campo de Yarmouk, (Quadrante hachurado em LARANJA). O campo ainda mantém entre 10-15 mil dos 200 mil moradores. Vários acordos foram tentados mas há uma clara intenção dos militantes em manter o status quo de confronto no objetivo de mobilizar forças externas a intervirem sob o pretexto de um crise humanitária palestina. Por fim o quadrante VERMELHO do bairro Jober parece ser um reduto ainda distante de aderir ao processo de pacificação.
Duas outras cidades não aparecendo no Mapa também estão no processo de pacificação: Madaya e Al-Zabadani. As cidades são próximas à fronteira do Líbano.
Muitos elementos tornaram o processo de pacificação possível. Porém, o principal é a sabedoria do Estado Sírio que em nenhum momento colocou os cidadãos que empunharam armas como inimigos da Pátria. Eles estavam apenas enganados e perdidos.
Share Button
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário