sábado, 7 de dezembro de 2013

Itaocara/RJ :GOLPE EM CURSO CONTRA O PREFEITO DE ITAOCARA

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013




O companheiro Gelsimar Gonzaga (PSOL), prefeito de Itaocara, está enfrentando tentativa de golpe da velha política regional representada pelos vereadores da Câmara Municipal. 10 vereadores, contra apenas um, votaram, na calada da noite a instalação de uma CPI com o claro intuito de afastar o prefeito Gelsimar e retomar a cidade.
Os deputados Ivan Valante, Chico Alencar, Jean Willys e o senador Randolfe Rodrigues enviaram mensagem de apoio a Gelsimar. Me somo a eles no integral apoio e solidariedade ao prefeito Gelsimar Gonzaga para que ele continue fazendo um governo transparente e em defesa do povo de Itaocara.
Quais são os grupos políticos interessados nesse golpe? Que liderança estadual estaria por trás?



Veja abaixo a nota emitida pelo PSOL de Itaocara e a nota da bancada na Câmara Federal




A CPI é uma tentativa de golpe porque Gelsimar se negou a compactuar com a velha política.

A Câmara de Vereadores de Itaocara abriu ontem (03/12/13), por 10 votos a 1, uma CPI para investigar se o Governo Gelsimar Gonzaga responde a ofícios da Câmara. Isso mesmo, uma CPI por causa de ofícios não respondidos. A abertura se deu a partir do requerimento de um cidadão – Sr. Júlio Gravano – radialista que tem um programa diário e que desde o ano passado persegue Gelsimar, seu governo e seu partido.
O requerimento secreto sugeriu à Câmara a abertura de uma CPI para a cassação do mandato do Prefeito Gelsimar por supostamente a prefeitura não responder requerimentos de informações dos vereadores, sem citar quantos, nem quais, nem os assuntos dos supostos requerimentos. A forma como a votação foi feita desrespeita toda e qualquer norma jurídica e mais que isso, foi um verdadeiro golpe, pois não permitiu que todos os vereadores conhecessem a pauta e o conteúdo do requerimento. A verdade é que a abertura da CPI já havia sido definida algumas horas antes da sessão em uma reunião na casa de um dos vereadores. A sessão em si foi apenas o teatro que executou o golpe. A confissão do Presidente da Câmara em negar a existência do requerimento e ao negar o teor da pauta durante o dia inteiro, podem ser comprovadas neste trecho do vídeo da sessão de ontem (acima)

Qual o verdadeiro motivo da CPI?
A CPI é uma tentativa de golpe que só acontece porque Gelsimar se negou a compactuar com as velhas práticas da política brasileira e de Itaocara. A CPI só acontece porque Gelsimar está cumprindo o que prometeu em campanha, que é governar com os trabalhadores, o povo e a juventude, para aqueles que nunca tiveram vez nem voz na cidade, que sempre foram humilhados e que agora tem vez e voz na administração municipal.
Nunca a Câmara de Itaocara fiscalizou tanto o executivo e nunca o executivo foi tão aberto ao controle popular e da própria Câmara. O secretário de Fazenda, o de Controle Interno e o de Educação foram diversas vezes à Câmara prestar esclarecimentos e dar informações, inclusive sem convocação por parte da Câmara, apenas por vontade própria e por determinação do Prefeito. As assembleias populares de prestações de contas e o prefeito nas ruas; os textos com dados, esclarecimentos, relatórios e prestações de contas publicados no site da Prefeitura; os boletins e as audiências públicas são a marca do governo mais democrático que já houve em Itaocara. Tudo isso coroado com a criação do Portal da Transparência, onde estão TODOS os dados dos gastos da Prefeitura. Os próprios vereadores, em qualquer tempo, sempre tiveram as portas da Prefeitura abertas com secretários e Prefeito à disposição para qualquer esclarecimento. Portanto, não se trata de falta de informações, se trata de uma tentativa de golpe, pois querem cassar o mandato do Prefeito Gelsimar.
Como não há corrupção no governo, inventaram um motivo esdrúxulo para tentar cassar Gelsimar
No passado recente de Itaocara houve vários escândalos de corrupção. Este foi o caso do “Secretário Fantasma”, que acabou com prisão e matéria na Rede Globo; Este foi o caso do “escândalo das quentinhas”, que também teve repercussão na grande mídia; e este também foi o caso dos remédios de manipulação com trigo que eram entregues à população. Nenhum deles se tornou uma CPI e, pelo contrário, foram prontamente abafados pela maioria da Câmara de Vereadores. Portanto, está claro que o objetivo não é investigar, o objetivo é cassar o mandato do Prefeito Gelsimar.
Organizar comitês em defesa da democracia e do Governo do Povo de Itaocara
Agora é necessária a mobilização dos trabalhadores e da juventude. Vamos nas ruas conversar com cada morador de Itaocara e explicar o que está acontecendo. Já começamos a receber notas e mensagens de apoio e solidariedade. Vamos organizar uma grande manifestação de apoio ao governo Gelsimar Gonzaga na semana que vem. Pedimos a divulgação ampla desta tentativa de golpe. As mensagens de apoio ao governo do povo e de repúdio à maioria da Câmara de Vereadores de Itaocara devem ser enviadas para

psolitaocara@gmail.com com cópia para gabinete@itaocara.rj.gov.br.
Não vamos recuar! Muito vale o já feito, porém mais vale o que virá!
Diretório Municipal do PSOL Itaocara – 04 dezembro de 2013

Nota da bancada federal do PSOL:

CPI FORA DE LUGAR

Prefeito Gelsimar, equipe e população de Itaocara:
Chegou até nós a notícia de que a Câmara Municipal de Itaocara aprovou, contra um voto, procedimentos para avaliar a instalação de uma CPI contra o Prefeito, pelo alegado fato de que há Requerimentos de Informação não respondidos. É praxe nas relações Legislativo-Executivo, quando isso acontece - e esse atraso em respostas é frequente, no Brasil inteiro -, se fazer um pacto mínimo para que a questão se resolva, pois o importante não é a 'queda-de-braço' mas a informação. É unânime aqui na Câmara dos Deputados, inclusive por parte de parlamentares que conhecem Itaocara e são dos mesmos partidos que os vereadores que aprovaram a iniciativa preliminar da CPI, que o prefeito Gelsimar é ABSOLUTAMENTE HONESTO e sua gestão totalmente transparente. Assim sendo, fica patente que se trata de uma pressão política, de uma disputa de caráter meramente partidário. A administração participativa, popular, radicalmente democrática incomoda velhas práticas, mas a população de Itaocara sabe o quanto já conquistou, em menos de um ano. Eventuais insuficiências burocráticas ou morosidade técnica são absolutamente irrelevantes frente às políticas públicas de interesse da maioria e voltadas para o bem comum, experiência inédita no Município. A quem interessaria esta CPI? Ao povo de Itaocara, que já vê avanços que lhe beneficiam e agora sabe onde cada centavo do dinheiro público está sendo aplicado, certamente não.
Recebam toda a solidariedade da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados e no Senado da República.

Ivan Valente (líder), Chico Alencar, Jean Wyllys, Randolfe Rodrigues
Nenhum comentário:
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário