segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Espionagem : ABIN infiltrada pela CIA !

7/10/2013 às 12h21 (Atualizado em 27/10/2013 às 12h42)

Funcionário da Inteligência brasileira é exonerado após acusação de colaborar com a CIA

Acusado teve promessa de posto diplomático na embaixada dos Estados Unidos em Brasília
EFE
Documentos obtidos por Snowden revelaram que a presidente Dilma Rousseff, seus assessores e a Petrobras foram espionados The Guardian/AFP
Um agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi exonerado por ser suspeito de enviar informações secretas para a CIA, segundo publicou neste domingo (27) o jornal O Estado de São Paulo.
O funcionário da Abin, que dirigiu a subunidade da Abin em Foz do Iguaçu até meados de 2011, teria sido cooptado no ano seguinte por um agente americano com a promessa de um posto diplomático na embaixada dos Estados Unidos em Brasília, revelou o jornal.
Os Estados Unidos buscariam dados sobre a atuação nacional na Tríplice Fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, e sobre os informantes do governo na região. Após trabalhar na subunidade, o agente da Abin assumiu a superintendência de Manaus, de onde passou a acessar documentos secretos de Foz de Iguaçu que não tinha permissão para ver, o que levantou suspeitas.
As provas do comportamento inadequado do agente começaram a ser obtidas durante a primeira semana de agosto de 2012. Nesta época, o funcionário da Abin se reuniu em um restaurante de Curitiba com o agente da CIA e ambos combinaram se encontrar dias depois em Foz de Iguaçu, quando o brasileiro apresentaria uma pessoa que poderia ajudar o americano a obter mais informações.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário