terça-feira, 10 de setembro de 2013

Saúde :Identificam possível causa de câncer incurável da medula óssea





Ottawa, 9 set (Prensa Latina) Especialistas canadenses descobriram as causas de que o mieloma múltiplo, câncer incurável da medula óssea, evade persistentemente o tratamento inicial.
Esta terapia pode manter a doença sob controle só durante alguns anos.

Publicado pela revista especializada Cancer cell, o estudo assegura que a razão é a resistência intrínseca que se encontra nas células progenitoras imaturas as quais são a causa fundamental da doença e a recaída.

Os especialistas referem-se que a investigação demonstra que as células progenitoras não se veem afetadas pela terapia principal que utiliza um fármaco inibidor da protossoma para matar as células plasmáticas que compõem a maior parte do tumor.

As células progenitoras proliferam e maduram para reiniciar o processo da doença, inclusive em pacientes nos que o câncer parecia ter remetido por completo.

As descobertas revelam uma forma de avançar para uma cura para o mieloma múltiplo que consiste em selecionar tanto as células progenitoras como as células plasmáticas ao mesmo tempo.

Segundo Rodger Tiedemann, autor principal do estudo, ao conhecer que as células progenitoras persistem e conduzem à recaída após o tratamento, se pode avançar mais nos testes clínicos, medir esta doença residual nos pacientes e provar com novos fármacos que já existam.

Este tipo de câncer é uma doença relativamente frequente que incide principalmente em pessoas maiores de 50 anos e constitui 10 por cento dos cânceres hematológicos.

A Sociedade Norte-americana Contra o Câncer estima que durante 2013 morrerão, aproximadamente, 10.710 estadunidenses em consequência desta infecção.

rmh/idm/bj
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário