quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Egito em conflito: 30 dias de estado de emergência

Governo declara um mês de estado de emergência no Egito

Ao menos 50 pessoas morreram nesta quarta-feira segundo fontes oficiais; Irmandade Muçulmana estima em centenas de mortos

Agência Efe

Egito entrou hoje em um período de um mês sob estado de emergência


No mesmo dia em ordenou a destruição dos acampamentos dos partidários do presidente deposto, Mohamed Mursi, o governo do Egito anunciou nesta quarta-feira (14/08) que o país passará um mês sob estado de emergência. A medida entrou em vigor hoje às 11h de Brasília.

Até o momento, o Ministério da Saúde egípcio admitiu que mais de 50 pessoas morreram nos conflitos de hoje. O número, porém, tem crescido a cada hora. A Irmandade Muçulmanda, por sua vez, ligada a Mursi, afirma que centenas de pessoas faleceram.

Leia mais: Grupo de universitários e jornalistas deu início à deposição de Mursi no Egito

Mais cedo, o atual governo do Egito também anunciou que enfrentará com "toda a dureza e firmeza" os ataques contra propriedades públicas e delegacias. No entanto, no interior do país, diversos edifícios foram depredados, supostamente por seguidores islâmicos, segundo a Agência Efe.

O porta-voz do Conselho de Ministros Sherif Shauqi leu um comunicado do Executivo no qual afirmou que perseguirão "os arruaceiros" para proteger as propriedades do povo. Além disso, o governo pediu à Irmandade Muçulmana que pare de estimular seus seguidores a prejudicarem a segurança nacional.

"O executivo atribuirá aos dirigentes dos Irmãos Muçulmanos a responsabilidade total de qualquer sangue derramado e de todo o caos e a violência atual", advertiu o porta-voz.

Leia mais - Forças Armadas do Egito: salvadores da revolução ou inimigos do povo?

Além disso, insistiu que as autoridades seguirão adiante com o plano traçado para a transição, que contempla a realização de eleições antecipadas e a reforma da Constituição.

O Conselho de Ministros elogiou, além disso, o papel desempenhado pelas forças de segurança para aplicar a lei nas praças de Rabea al Adauiya e de Al Nahda, no Cairo, "o que se reflete no reduzido número de feridos".

       Fonte: Opera Mundi
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário