quarta-feira, 12 de junho de 2013

França avança na dissolução de grupos neonazistas

França avança na dissolução de grupos neonazistas PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaParis, 12 jun (Prensa Latina) O Ministério do Interior da França notificou hoje os líderes de dois grupos de caráter neonazista a ordem de dissolução devido aos riscos que entranham para a paz e a segurança pública do país.
A Juventude Nacionalista Revolucionária (JNR) e a associação Terceira Via serão os primeiros grupúsculos de extrema direita proibidos depois do assassinato, na semana passada, do jovem ativista contra o fascismo Clément Méric.

Cinco membros ou simpatizantes destes grupos atacaram Méric em pleno centro de Paris, matando-o com golpes de manoplas de aço na cabeça e no rosto.

O crime levantou uma onda de repúdio contra os extremistas, que também tinham protagonizado vários atos violentos em apoio às manifestações contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, convocadas pela Igreja Católica e partidos conservadores.

A JNR foi criada na década de 80 do século passado por elementos das denominadas cabeças raspadas, cuja conduta é abertamente racista e xenófoba.

O grupo dissolveu-se na década de 90, depois da condenação de vários de seus membros por agressões e pelo assassinato de um imigrante de Ilha Maurício, mas em 2010 foi reativado em aliança com a Terceira Via, uma associação de caráter anticomunista.

Segundo as leis francesas contra grupos extremistas e milícias privadas, que datam de 1936, a dissolução deve ser efetivada até 15 dias após a notificação.

ocs/ami/es
Modificado el ( miércoles, 12 de junio de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário