sábado, 11 de maio de 2013

Golpe na UFRJ: Reitor rasga regimento do Consuni

sexta-feira, 10 de maio de 2013


adufrj.org.br
NOTA DA ADUFRJ-SSIND

Reitor Rasga Regimento do Consuni
O reitor Carlos Levi decidiu subverter as regras instituídas e recorrer a um golpe regimental para suspender a reunião do Conselho Universitário da UFRJ. O Consuni fora convocado nesta quinta-feira, 9 de maio, para discutir a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), cuja contratação ameaça a autonomia universitária.

Diante desta violação das normas institucionais, a Adufrj-SSind declara:
a)     total repúdio às manobras protelatórias adotadas pelo reitor, que não teve dúvidas em rasgar o regimento do Conselho Universitário, desrespeitando o próprio colegiado, a instituição UFRJ e os professores, técnico-administrativos e estudantes que se mobilizaram para acompanhar o debate;
b)    a atitude do dirigente obedeceu ao deliberado objetivo de impedir a votação do ponto de pauta para o qual o Conselho fora convocado. O gesto de Carlos Levi põe em questão a sua estatura para conduzir democraticamente a agenda de uma instituição da envergadura da UFRJ;
c)     a suspensão arbitrária da sessão do Consuni impediu a construção de uma solução autônoma, pela Comunidade Universitária, para os problemas urgentes pelos quais passam os HUs;
d)    a Adufrj-SSind convoca toda a Comunidade Universitária para continuar a luta contra a Ebserh e se mobilizar em defesa da autonomia universitária e da democracia na UFRJ, postas à prova pelo lamentável comportamento do reitor Carlos Levi.
Direção da Adufrj-SSind
09 de Maio de 2013
 ---------
GOLPE NA UFRJ!
A reunião ordinária do Conselho Universitário, ocorrida neste dia 9 de maio, foi interrompida unilateralmente pelo reitor da UFRJ, Carlos Levi. Durante a sessão, o reitor utilizou manobras que desrespeitaram o regimento interno da universidade quanto ao tempo de duração do Expediente da sessão e ao término da reunião.
Questionado por protelar propositalmente o Expediente (para que não houvesse tempo de os conselheiros adentrarem no ponto 1 da pauta, que tratava da Ebserh), o reitor tentou ainda colocar em votação se ele havia ou não desrespeitado o regimento. Um dos conselheiros, com o regimento interno do Conselho em mãos, concluiu que a reunião deveria ser estendida por mais uma hora.
Levi, no entanto, afirmou que "esta não era a prática das reuniões do Conselho". Sem argumentos justificáveis, o reitor se retirou da sessão, sendo chamado de "golpista" pelas dezenas de estudantes, professores e técnico-administrativos que acompanhavam o Consuni.
O ponto de pauta deve retornar na próxima sessão ordinária do colegiado, prevista para o dia 23 de maio. 
Qui, 09 de Maio de 2013 16:01
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário