segunda-feira, 13 de maio de 2013

1953: CHE GUEVARA – JUREI DIANTE DE UMA IMAGEM DO VELHO E CHORADO CAMARADA STALIN




San Jose, Costa Rica

10 de dezembro, 1953


Tia-Tia-minha:

A minha vida tem sido um mar de decisões conflitantes até que eu deixou corajosamente o meu bagagem e a mochila sobre o ombro e  assumiu com o companheiro García a estrada sinuosa que nos trouxe aqui. Em El Paso eu tive a oportunidade de percorrer os domínios da United Fruit convencendo-me mais uma vez de quão terrível são esses polvos capitalistas. Jurei perante uma imagem do velho e pranteado camarada Stalin sem descanso até ver aniquilados esses polvos capitalistas. Em Guatemala, vou me aperfeiçoar e conseguir o que eu preciso para ser um verdadeiro revolucionário. Eu denuncio que, além de médico, sou jornalista e ensino, coisas que me dão (embora poucos) u $ s. Juntamente com os teus anexos, te abraça, te beija e te ama o teu sobrinho, o da saúde de ferro, com o estômago vazio e a fé luminosa no futuro socialista.

Chau


Chancho

Carta do Che à sua tia Beatriz da Costa Rica



Traduzido e enviado pelo camarada Claudio Buttinelli
Original em - Citas Marxistas
Anterior Proxima Inicio

3 comentários:

  1. O texto é anterior ao XX Congresso do PCUS e à divulgação das mentiras de Kruschev, como será que ele as recebeu? Fidel parece ter ser um crédulo da versão pós-1956 como também enguliu a versão Deng Xiaoping da direção maoista e da Revolução Cultural, apesar de ter conhecido pessoalmente o camarada Mao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de Chê iniciar as operações na Bolívia a relação dele
      com os governos "desestalinizados" era conflituosa. Nos anos sessenta na Argélia e em Moscou a diplomacia pacifista russa reclamou dos discursos incendiários de Chê.

      Excluir
  2. Quanto a Fidel e Deng Xiao Ping, não foram poucos os valorosos comunistas que não perceberam a armadilha daquelas modernizações
    e o desvio que levava ao capitalismo. Mas os cubanos,depois disso, por três décadas não seguiram o "socialismo de mercado".

    ResponderExcluir