quinta-feira, 23 de maio de 2013

Campos dos Goytacazes/RJ :Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas festeja e debate na Uenf

Neabi festeja e debate
O I Aniversário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) acontece hoje, no Centro de Convenções da instituição, com a proposta de debater o tema “10 anos de políticas de ações afirmativas no ensino superior: avanços e desafios”.
Na programação, que se inicia às 14h, haverá ações culturais, além da exibição do documentário “O povo brasileiro”, inspirado no livro do antropólogo Darcy Ribeiro. Em seguida, as professoras da Uenf Lilian Sagio e Yolanda Lobo debatem o filme, com moderação do professor Eduardo Quintana, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Às 19h, a professora Elielma Ayres Machado, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ministra a palestra intitulada “O que falar sobre o real e o ideal: 10 anos de políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras”. Já a professora Anari Pataxó fala sobre “A questão educacional indígena no Brasil: mudanças, conquistas e desafios no contexto atual”. Anari Pataxó faz parte da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena — MEC. A moderação fica por conta do professor Leandro Garcia Pinto, da Uenf.
Segundo a coordenadora do Neabi, a professora Maria Clareth Gonçalves Reis, nesse primeiro ano de atividades, o Núcleo priorizou a formação de seus participantes. O próximo passo é uma intervenção junto à sociedade.
— Esse conhecimento obtido por meio dos estudos nos fortalecerá teoricamente para uma intervenção mais sólida nas questões que estão ao nosso redor, procurando sempre a luta pela promoção da igualdade, em todos os âmbitos. Enfim, pretendemos por meio de estudos, pesquisas e outras intervenções nos adentrarmos em outros espaços sociais da comunidade, ir além da universidade em busca do combate ao racismo, tão enraizado em nossa sociedade”, disse Maria Clareth Gonçalves Reis.
Talita Barros
                                                       Fonte: Folha da Manhã
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário