quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 de Janeiro:Povo venezuelano se mobiliza em apoio a Chávez

        PDFImprimirE-Mail
Escrito por Erica Soares
jueves, 10 de enero de 2013
Imagen activa10 de enero de 2013, 10:18Caracas, 10 jan (Prensa Latina) O povo venezuelano, convocado pelo Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), se concentrará hoje em frente ao Palácio de Miraflores, sede do poder Executivo, para expressar seu apoio ao governo do presidente Hugo Chávez.
Mais:
No ato é esperada a participação de Chefes de Estado e dirigentes de 18 países, entre eles, os presidentes da Bolívia, Evo Morales; da Nicarágua, Daniel Ortega, e do Uruguai, José Mujica.

Nessa segunda-feira o primeiro vice-presidente do PSUV, Diosdado Cabelo, fez um chamado aos militantes dessa organização política e a seus aliados a tomarem as ruas para expressar solidariedade e apoio ao presidente, reeleito no último dia 7 de outubro para continuar à frente do país até 2019.

Parlamentares, jovens socialistas, estudantes, organizações sociais e setores produtivos repercutiram essa convocação para dar um respaldo ao Presidente, que se recupera em Cuba de uma intervenção cirúrgica realizada no último dia 11 de dezembro.

O vice-presidente do PSUV na região capital, Elías Jaua, assegurou ontem que "são mobilizações como sempre fizemos diante de qualquer circunstância na qual a direita nacional e seus amos imperialistas tentam perturbar a estabilidade política e o desenvolvimento normal da vida institucional de Venezuela".

Ratificou que a militância revolucionária estará nas ruas de forma pacífica e democrática para garantir a estabilidade política e a normalidade do país.

Ninguém vai conseguir alterar a estabilidade política e o funcionamento da vida nacional, que conseguimos sob a liderança do presidente Hugo Chávez, assegurou Jaua.

Segundo estabelece a Constituição da República, o candidato eleito tomará posse do cargo de presidente no dia 10 de janeiro do primeiro ano de seu período constitucional, mediante juramento perante a Assembleia Nacional.

No entanto, a Carta Magna dispõe que se por qualquer motivo inesperado (como a situação de saúde do mandatário), não puder tomar posse perante o Parlamento, o fará perante o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).

Nessa quarta-feira uma sentença emitida pelo TSJ reconheceu a continuidade do Governo.

"Apesar de que no dia 10 de janeiro se inicia um novo período constitucional, não é necessária uma nova posse do presidente Hugo Rafael Chávez Frias, por sua condição de presidente reeleito, em virtude de não existir interrupção no exercício do cargo", opinou o TSJ.

O juramento pode ser realizada em uma oportunidade posterior ao dia 10 de janeiro de 2013 perante o TSJ e a data do ato será fixada por essa instância uma vez que cessem os motivos inesperados que tenham impedido sua realização, conforme a sentença.

tgj/lpn/es
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário