terça-feira, 10 de julho de 2012

Bolívia: Alto à conspiração golpista!

Comunicado do Partido Comunista da Bolívia:
Alto à conspiração golpista!

Os Editores
10.Jul.12 :: Editores




Os últimos acontecimentos tornaram totalmente claro que a violência - instigada e desencadeada por alguns membros da Polícia Nacional e por elementos infiltrados alheios à instituição que já não conseguem esconder-se – faz parte dos planos conspirativos destinados a criar condições para a concretização de um golpe de Estado que deponha o governo popular a que preside Evo Morales Ayma.
O PCB tem insistido em que estes planos fazem parte dos objectivos globais do imperialismo, de esmagar os governos que defendem a sua Soberania Nacional, os seus recursos naturais, sobretudo energéticos, e os seus regimes democráticos, que têm em marcha processos de mudança progressistas e revolucionários. O golpe de Estado parlamentar levado a cabo no Paraguai deixa plenamente à vista o dedo imperialista e a participação da reacção paraguaia, dos latifundiários e de outros sectores possidentes.
As acções violentas e destrutivas levadas a cabo contra instalações policiais como a Direcção de Investigação Interna, a queima de processos instaurados a policias de grau diverso, por actos irregulares ou de corrupção, etc. A identificação irrefutável de “manuais” para a preparação de explosivos e bombas “Molotov” e as transferências e a concentração de armas de grande calibre confirmam que os motins policiais e a recusa em alcançar um acordo pretendem prolongar o conflito para o articular com outros movimentos como a “marcha do TIPNIS”, a fim de criar um clima de convulsão social e de caos que possibilite o golpe de Estado.
Irresponsavelmente, são urdidas provocações contra o Exército, para provocar um confronto fratricida.
A presença de elementos desqualificados - ex policias e pseudo representantes das esposas de polícias - revelam igualmente a actividades de organizações políticas, como Unidad Nacional e o Movimiento Sin Miedo e outras, comprometidas com os planos da direita e o imperialismo.
Face a esta situação, é importante alertar o povo, a juventude, os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, e as massas populares e as organizações populares em geral a que se mobilizem activamente para conjurar estes perigos e evitar um golpe de Estado que não faria mais do que instaurar um governo repressor e totalitário e poria fim ao Processo de Mudança. É necessário igualmente pôr no seu lugar a “ultraesquerda” e o trotskismo que - como sempre incapazes de distinguir adversários - são, na prática, instrumentais nos planos do imperialismo e da reacção interna.
ALTO AO GOLPE REACCIONÁRIO. ABAIXO A DIREITA E O IMPERIALISMO
VIVA A UNIDADE DO POVO TRABALHADOR E DOS REVOLUCIONARIOS.
VIVA A DEMOCRACIA E A MUDANÇA SOCIAL.
PELO RESGATE DA PÁTRIA RUMO AO SOCIALISMO!
Pelo Secretariado Nacional
MARCOS DOMICH
CARLOS CARJAVAL
ROBERTO QUIROZ.
La Paz, 24 de Junho de 2012.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário