quarta-feira, 6 de junho de 2012

Irã se aproxima do Iraque e Iraque se afasta da OTAN?

Irã acorda reforçar cooperação energética com o Iraque PDFImprimirE-Mail
martes, 05 de junio de 2012
05 de junio de 2012, 12:19Teerã, 5 jun (Prensa Latina) O Irã acordou hoje exportar diariamente 25 milhões de metros cúbicos de gás ao Iraque, como parte de um convênio destinado a aumentar a cooperação energética com projetos para processar e refinar petróleo.

O ministro iraniano de Petróleo, Rostam Qasemi, destacou que o pacto é resultado de conversas frutíferas durante sua recente visita a Bagdá, ocasião na qual foi revisada a expansão das relações econômicas, com ênfase nos setores de gás e petróleo.

Qasemi informou que o entendimento serviu de base para aumentar a exportação de produtos petroleiros e seus derivados ao vizinho país, além do volume de gás de 25 milhões de metros cúbicos por dia.

Por sua vez, a Companhia Nacional Iraniana de Distribuição e Refinamento de Petróleo (NIORDC, por sua sigla em inglês) avaliou que o acordo contempla vender ao Iraque petróleo e produtos derivados de gás e petróleo num valor entre 1,7 e 1,8 bilhão de dólares anuais.

O diretor gerente da NIORDC, Alí Reza Zeiqami, acrescentou que as exportações de petróleo e derivados como gás natural e querosene poderia ser feita por via marítima a partir dos portos de Mahshahr e Bandar Abbas, no Golfo Pérsico, e por três rotas terrestres para o Iraque.

Zeiqami assinalou que Teerã também aceitou cooperar na construção de uma refinaria em território iraquiano e compartilhar sua vasta experiência tecnológica nesse âmbito a fim de expandir a cooperação.

Por seu lado, o ministro Qassemi destacou a boa coordenação para consolidar os setores de exportação de produtos desse ramo energético, construir um gasoduto pelo qual se exportaria ao Iraque e realizar treinamento com técnicos iraquianos.

De acordo com estudos recentes, o Irã e o Iraque compartilham 23 campos de hidrocarbonetos que estão divididos nas categorias de exploração, desenvolvimento e produção, bem como cinco grandes poços petroleiros, a saber: Naftshahr, Dehloran, Paydare Gharb, Azadegan e Yadavaran.

Além disso, a República Islâmica compartilha campos de gás e petróleo com a maioria de seus vizinhos, tanto os Estados do litoral no Golfo Pérsico como Iraque, Kuwait, Catar e Omán, como os do nordeste, como o Turquemenistão.

mh/ucl/es
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário