sábado, 19 de maio de 2012

OTAN mata militares paquistaneses mas presidente Zardari está em paz!

Iminente reabertura no Paquistão de rotas de fornecimento à OTAN PDFImprimirE-Mail
Escrito por Camila Carduz
sábado, 19 de mayo de 2012
Imagen de muestra19 de mayo de 2012, 12:24Islamabad, 19 mai (Prensa Latina) Quatro contêineres para a Embaixada estadunidense no Afeganistão passaram pelo Paquistão e uma quantidade maior espera para fazê-lo, o que foi interpretado como sinal de uma pronta restauração das rotas de abastecimento à OTAN.

Os quatro caminhões cruzaram na sexta-feira ao Afeganistão pelo posto fronteiriço de Torkham, no noroeste do país, mas não conduziam apetrechos bélicos para a aliança atlântica, senão artigos de escritório e outros recursos para a Embaixada dos Estados Unidos, precisou hoje o diário Dawn.

Foram envios diplomáticos, não fornecimentos para a OTAN, confirmou por sua vez um servidor público do governo que preferiu manter o anonimato.

De qualquer modo, em Islamabad é unânime a ideia de que em matéria de horas será um fato a reabertura das linhas de abastecimento às tropas ocupantes do Afeganistão, fechadas depois da morte de 24 soldados paquistaneses sob um bombardeio da OTAN no dia 26 de novembro.

Espera-se que o anúncio oficial seja feito pelo presidente Asif Ali Zardari durante a XXV Cúpula da OTAN, com sede na cidade estadunidense de Chicago no domingo e na próxima segunda-feira.

A princípios da semana, o governo paquistanês instruiu aos servidores públicos das entidades relacionadas de algum modo com o tema, concluir "o mais cedo possível" um acordo para o desbloqueio das rotas.

Ainda que as cifras variem segundo as fontes, Islamabad planeja cobrar à OTAN altos impostos pelo uso de suas estradas, portos e outros elementos de infraestrutura, uma decisão criticada por numerosas organizações políticas e religiosas que acusam ao governo de se vender por um prato de lentilhas.

Entre as exigências aos Estados Unidos para recompor as relações bilaterais, a ponto de ruptura depois do bombardeio de 26 de novembro, figura a apresentação de uma desculpa pública pela morte dos soldados e o fim dos ataques dos aviões teledirigidos sobre território paquistanês.

Washington negou-se de fato a satisfazer essas e outras demandas.

ocs/asg/cc
Modificado el ( sábado, 19 de mayo de 2012 )
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário