domingo, 1 de abril de 2012

História: Nikos Zakariadis, um líder revolucionário grego

Nikos Zachariadis (1903-1973)
NZ sorrindo
Secretário-Geral do Partido Comunista da Grécia (KKE) 1931-1956. Ele foi nomeado, por ordem de Stalin e do Comintern, secretário-geral do KKE, em 1935. Ele foi preso pela ditadura Metaxas de direita no ano seguinte. Da prisão, ele emprestou sua influência política para uma frente unida antifascista após a invasão da invasão da Itália, da Grécia em 28 de outubro de 1940. Apesar de seus esforços para promover a unidade ea resistência em face da agressão fascista, Zachariadis permaneceu preso e, em última análise, quando os nazistas invadiram e ocuparam a Grécia em 1941, Zachariadis foi transferido para Dachau, onde permaneceu até o acampamento foi libertada pelo Exército dos EUA maio 1945.
na parte da frente
Junto com Markos Vafiadis, Zachariadis foi uma figura fundamental na formação e as operações do Exército KKE liderada Democrática da Grécia (DSE) durante a Guerra Civil grega de 1946-1949. Após o colapso do esforço militar em 1949, Zachariadis e outros líderes da DSE recuou para Tashkent, capital da Uzbekestan SSR. Ele continuou a receber apoio como o Secretário-Geral do "exterior" ramo do KKE até a morte de Joseph Stalin em 1953.
retrato
Zachariadis caiu em desgraça com o beanch Tashkent do KKE em 1955 e, após algumas lutas, ele foi afastado do cargo - aparentemente com o apoio e aprovação de Nikita Khrushchev - em maio de 1956. Zachariadis foi expulso do KKE no ano seguinte. Alguns relatórios indicam Zachariadis Zachariadis viveu nos Montes Urais, que ocupam um lugar como funcionário do Departamento de Águas e Florestas nos anos seguintes seu exílio. A maioria dos relatos sugerem passou o resto de sua vida no exílio na Sibéria, inicialmente em Yakutia e mais tarde em Surgut, onde - de acordo com o oficial da KGB registros - ele cometeu suicídio em 1973. Seu corpo foi devolvido à Grécia, em 1991, após a queda da União Soviética.
__________________________________________________
Pensar Netuno: Lembrando da Grécia rebelde e heróica de ontem e hoje.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário