terça-feira, 10 de abril de 2012

09/04/12: ANP informa novo vazamento de óleo na Bacia de Campos, no RJ

 

Segundo órgão, houve vazamento de "gotículas de óleo" no Campo do Roncador, operado pela Petrobras. Estatal diz que não há mancha

Agência Brasil | 09/04/2012 21:34

Texto:
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta segunda-feira (9), ter tomado conhecimento na noite do último domingo (8) de um vazamento de “gotículas de óleo” a partir do solo marinho do Campo de Roncador, na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro.
Roncador é operado pela Petrobras e vizinho ao Campo de Frade, operado pela norte-americana Chevron, onde ocorreu um vazamento de maiores proporções, no dia 7 de novembro do ano passado.
Leia também: ANP diz que há novo vazamento da Chevron na Bacia de Campos
Segundo a nota da ANP, o ponto do vazamento no Campo do Roncador foi localizado a partir de inspeções submarinas feitas pela Petrobras utilizando um veículo de operação remota (remotely operated vehicles – ROVs).
O vazamento está localizado a cerca de 500 metros da fronteira com o Campo de Frade, mas até o momento não foi identificado mancha de óleo na superfície do mar.
“Já foram coletadas amostras do óleo do Campo de Roncador, com o objetivo de identificar a origem do vazamento. Os resultados devem ser obtidos em até 48 horas”, diz a nota da agência reguladora., que “seguirá acompanhando estreitamente o incidente e manterá a sociedade informada sobre os seus desdobramentos”.
O vazamento em Roncador já foi confirmado pela Petrobras que, em nota, diz ter identificado o problema na tarde de domingo, durante inspeção submarina. Segundo a estatal, foi loclizado “uma exsudação [transpiração] de gotículas de óleo no solo marinho do Campo de Roncador, localizado a 120 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e a cerca de 500 metros do limite com o Campo de Frade”.
Na nota, a estatal diz ainda que “não foi localizada nenhuma mancha de óleo na superfície do mar e que amostra das gotículas de óleo foi coletada para análise e identificação de sua origem”. A empresa ressalta que as “autoridades competentes” estão sendo informadas sobre a situação.

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário