quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Descobertos maiores buracos negros do universo

Por Paula Rothman, de INFO Online
• Quinta-feira, 08 de dezembro de 2011 - 14h02

ILUSTRAÇÂO: Gemini Observatory/AURA artwork by Lynette Cook
São Paulo- Astrônomos localizaram os dois maiores buracos negros já encontrados no universo. Os gigantes, com massas de 10 bilhões de sóis, podem ser o elo perdido que explica a relação entre alguns corpos de grande massa no espaço.

A equipe liderada por Chung-Pei Ma, da Universidade da Califórnia-Berkley, nos Estados Unidos, localizou os dois buracos-negros no centro de duas galáxias a mais de 300 milhões de anos-luz da Terra.

, já foram encontrados no espaço 63 desses chamados buracos negros de grande massa; o maior deles possuía 6,3 bilhões de vezes a massa do Sol. Os buracos negros são grandes concentrações densas de material que produzem um campo gravitacional tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar. Estrelas que explodem em supernovas podem dar origem a buracos-negros com massa próxima à do Sol, no entanto, acredita-se que os buracos negros supermassivos surjam da fusão de outros buracos ou a partir de uma superalimentação de estrelas e gás.


Acredita-se que a maioria das galáxias, ou até mesmo todas, possua um buraco-negro em seu centro. Os maiores são encontrados nas galáxias elípticas, que seriam resultado da fusão de duas galáxias em espiral. Os cientistas também acreditam que esses grandes buracos negros poderiam ser vestígios de quasares, objetos muito brilhantes que existiram no universo primitivo.

No trabalho publicado na Nature, os pesquisadores descrevem os dois novos achados. Um deles, de 9,7 bilhões de vezes a massa do Sol, está na galáxia elíptica NGC 3842, a 320 milhões de anos-luz. O segundo, de massa similar, está na galáxia elíptica NGC 4889, a 336 milhões de anos-luz. Os cientistas acreditam que esses buracos nunca haviam sido encontrados porque, provavelmente, estão em um período dormente. Há 10 bilhões de anos, quando eram quasares ativos, eles devem ter “limpado” a região ao seu redor, engolindo muita poeira e gás. Depois, tornaram-se obscuros no meio do aglomerado galáctico no qual e encontram.

 

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário