domingo, 18 de dezembro de 2011

Espanha, fraude na realeza...ah,Rei "cala-te"!

Escândalo de fraude cerca família real espanhola


Genro do rei de Espanha é acusado de se apropriar de fundos públicos

Publicado em 2011-12-09


MARIA JOÃO MORAIS, correspondente em Madrid


foto Arquivo
Escândalo de fraude cerca família real espanhola
Inaki Urdangarin (primeiro da esquerda na fila de cima) na celebração do noivado de Letizia Ortiz

61 1 0


As notícias sobre a investigação judicial em torno dos negócios pouco transparentes de Iñaki Urdangarin, genro do rei Juan Carlos de Espanha, tornaram-se recorrentes na Imprensa espanhola e estão a colocar em causa a reputação da monarquia no país.
As suspeitas multiplicam-se: captação indevida de fundos públicos, transferências para empresas privadas e desvios de dinheiro para paraísos fiscais. Urdangarin, antigo campeão de andebol, que se tornou duque de Palma ao casar com a filha mais nova do rei de Espanha, a infanta Cristina, ter-se-á apropriado de fundos públicos através da fundação sem fins lucrativos a que preside: o Instituto Nóos. Em causa estão contratos milionários, realizados junto das comunidades autónomas de Valencia e Baleares, que renderam à entidade 3,7 e 2,3 milhões de euros, respectivamente.
Para garantir os contratos, o duque de Palma não hesitava em utilizar o nome da Casa Real e da infanta Cristina como gancho. Após cobrar valores "totalmente desproporcionados em relação aos serviços que prestavam", segundo o relato judicial, Urdangarin e os seus sócios transferiam o dinheiro para empresas privadas. Uma das beneficiadas foi a promotora imobiliária Aizoon, propriedade do empresário e da infanta Cristina. De acordo com a Imprensa espanhola, o património de Iñaki Urdangarin ascende a 11 milhões de euros.
As últimas notícias indicam que o genro do rei -actualmente a residir em Washington, onde trabalha para a Telefonica - deverá ser acusado formalmente dentro de dois meses, mas a investigação deixará de fora a filha mais nova do rei Juan Carlos.
Infantas mais secundárias
Incomodada com a avalanche de informação, a Casa Real lançou, esta semana, achas para a fogueira, ao sugerir que Juan Carlos teria planos de limitar a família real ao núcleo que recebe financiamento do Orçamento de Estado, excluindo, assim, as infantas e respectivos maridos.

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário