quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PSDB perde Jobim no Ministério da Defesa

04/08/2011 - 20h17

Amigo de Serra, Jobim serviu a FHC, Lula e Dilma

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília


  • Aos 65 anos de idade, Jobim é visto como o homem que pacificou tensões do governo de Luiz Inácio Lula da Silva com as Forças Armadas Aos 65 anos de idade, Jobim é visto como o homem que pacificou tensões do governo de Luiz Inácio Lula da Silva com as Forças Armadas
Ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e titular das pastas da Justiça e da Defesa em governos diferentes, Nelson Jobim perdeu o cargo nesta quinta-feira (4) depois de uma série de declarações que colocaram em má posição a presidente Dilma Rousseff e seu governo. Em sete meses, o peemedebista foi afastado de debates jurídicos no Palácio do Planalto, sumiu das reuniões de avaliação política e repassou o comando da aviação civil a outra pasta.
Aos 65 anos de idade, Jobim é visto como o homem que pacificou tensões do governo de Luiz Inácio Lula da Silva com as Forças Armadas. Desde o surgimento da pasta da Defesa, em 1999, ele foi o ministro mais longevo: ficou mais de quatro anos no cargo. O prestígio que tinha minguou com a sucessora. Não emplacou a ambiciosa compra de novos caças e se reuniu com a presidente mais para explicar declarações do que para promover políticas.
Ficou no governo Dilma por influência do ex-presidente Lula, apesar de ser um dos melhores amigos de José Serra, derrotado pela petista nas eleições presidenciais do ano passado. Jobim já dividiu apartamento com o tucano quando foi deputado federal e o escolheu como padrinho de seu casamento. Em entrevista ao “Poder e Política – Entrevista”, uma parceria da Folha de S.Paulo, Folha.com e UOL, ele admitiu que votou em Serra.
Há pouco mais de um mês, ele fez críticas veladas à atual administração durante a comemoração do 80º aniversário do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a quem também serviu, como ministro da Justiça. Jobim disse ter sido mal interpretado pela imprensa na ocasião e acabou perdoado por Dilma. O plano da presidente era substituí-lo no fim do ano ou em uma provável reforma ministerial em 2012, com vistas às eleições municipais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  Comentário de Netuno:
    Jobim dava sinais de impaciência no Ministério da Defesa. Deve ter planos mais proveitosos com
seus amigos do PSDB e do setor de negócios. Dilma foi pouco.
   Tipos como ele não contribuem para  uma integração e defesa soberana da Sul-América. Foi tarde!
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário