sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Venezuela e cerco imperialista

 "Sou alvo de um golpe judicial sem precedentes para derrubar Maduro": fala o empresário e diplomata Alex Saab de Cabo Verde

Publicados:
  • 104
Saab, sancionado pelo Departamento de Estado dos EUA em 2019 e detido em junho de 2020, fala com a RT para oferecer sua versão das supostas irregularidades e interesses políticos em torno de seu processo judicial.
"Sou alvo de um golpe judicial sem precedentes para derrubar Maduro": fala o empresário e diplomata Alex Saab de Cabo Verde

O nome do empresário e diplomata venezuelano Alex Saab, atualmente em prisão domiciliar em Cabo Verde por suposta lavagem de dinheiro, não parou de circular nos últimos anos. A imprensa norte-americana o coloca diante de "uma vasta rede de corrupção" ligada ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Mas tanto a Saab quanto o governo Maduro afirmam que o suposto arcabouço informativo e judicial é mais uma das agressões de Washington ao país sul-americano.

As manchetes se multiplicaram depois que a Saab foi sancionada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos em julho de 2019 por supostamente ter "contratos supervalorizados" para a construção de moradias populares na Venezuela e por permitir que Maduro se beneficiasse "significativamente" da importação e distribuição de alimentos, por meio dos Comitês Locais de Abastecimento e Produção (CLAP), mecanismo estadual que tem sido fundamental para a compra de bens de primeira necessidade, em meio a sanções econômicas.

Quase um ano após essa ação unilateral de Washington, Saab foi detido em 12 de junho de 2020 enquanto fazia uma escala técnica em Cabo Verde, apesar de seu status diplomático como enviado especial da Venezuela. Depois desse processo, que foi rotulado por sua defesa como uma "derrota judicial sem precedentes" para derrubar Maduro, ele finalmente conseguiu prisão domiciliar, em janeiro deste ano, com a ameaça de extradição para os EUA ainda em seus ombros.

Do seu local de confinamento, Saab fala com RT sobre os interesses que considera estar na origem da sua "perseguição", o assédio que têm sofrido das autoridades cabo-verdianas, o papel dos Estados Unidos no seu processo e a "absurda teoria da conspiração "sobre suas funções. Além disso, denuncia as condições de “pressão psicológica” e os impedimentos que teve para se reunir com seus médicos, advogados e familiares, apesar de ter sido libertado da prisão.

RT: A mídia colombiana insiste em defini-lo como um "empresário colombiano", enquanto a Venezuela o reconhece como cidadão (agente e diplomata) daquele país. Por que existe essa diferenciação?

AS: Embora eu tenha orgulho de minha origem Barranquilla e libanesa-palestina e, embora na Colômbia eu tivesse uma das maiores empresas de confecções de moda e mais de 300 lojas em todo o país desde os 18 anos, quando fundei minha empresa, que alternei com investimentos em obras, foi na Venezuela onde, com a ajuda de Deus, pude concretizar minhas maiores iniciativas empresariais e fazê-las prosperar com uma magnitude que fez a diferença.

Agradeço também aos presidentes Chávez e Maduro, e ao povo venezuelano, por me terem concedido as oportunidades que me foram apresentadas desde 2000. Desde a construção, pude demonstrar que posso entregar obras importantes dentro do prazo e dentro do orçamento.

O exagero judicial extraterritorial por motivos políticos dos Estados Unidos e o conseqüente bloqueio econômico da Venezuela obrigaram muitas empresas que ficariam felizes em negociar com o país a se retirarem das iniciativas empresariais. Isso fez com que fosse necessário encontrar soluções para criar novas cadeias de abastecimento, logística, financiamento e relações comerciais, muitas vezes com empresas e países que historicamente teriam ficado de fora do mercado venezuelano, devido à presença de empresas norte-americanas. Isso era especialmente verdadeiro nos setores de alimentos, farmacêuticos e de bens de consumo.

Alex Saab, empresário e diplomata venezuelano
Alex Saab, empresário e diplomata venezuelano
Aqueles que querem atacar a mim e à Venezuela devem se informar e compreender a realidade de ser alvo de um golpe judicial sem precedentes.

A experiência que os meus sócios e eu adquirimos na gestão e organização da logística envolvida num importante contrato de habitação social (iniciado em 2011) foi reconhecida pelo governo de Maduro, que nos concedeu o nosso primeiro contrato para nos tornarmos fornecedores do programa alimentar bem-estar, em 2015. Mais uma vez, estávamos dentro do cronograma e do orçamento. Eu aproveitei esse sucesso inicial e hoje, ao contrário das alegações infundadas de alguns meios de comunicação, embora eu não seja o único fornecedor do programa, sou um dos maiores. Atualmente, gero cerca de 100.000 empregos na Venezuela em diferentes setores.

Senti-me honrado e grato por ser nomeado enviado especial do Governo da Venezuela, em abril de 2018, para continuar colaborando no fornecimento e fornecimento de alimentos e medicamentos básicos, papel que se tornou mais importante desde o início da pandemia.

A Venezuela está sob ataque político e econômico há muitos anos . Um dos motivos da minha nomeação foi o de contrariar esta ameaça e dar-me imunidade e inviolabilidade para viajar e negociar livremente em nome da República, como fazem os agentes diplomáticos há séculos.

Aqueles que querem atacar a mim e à Venezuela devem informar-se e compreender a realidade de ser alvo de uma ultrapassagem judicial sem precedentes, por razões políticas, antes de fazer comentários frívolos; devem compreender a realidade do bloqueio econômico e seu impacto na vida da Venezuela; eles devem aprender como isso levou a aumentos massivos nos custos de transporte, seguro e logística. Nada disso é mencionado porque os sites de imprensa e de pseudo-notícias atraem leitores com a venda de notícias de tablóide sobre corrupção e preços abusivos, em vez de se preocupar com os detalhes do custo do seguro ou a disponibilidade de navios de carga que estão fora de serviço. sanções pelos EUA

Portanto, sou um orgulhoso filho de Barranquilla e orgulhoso filho de imigrantes libaneses e palestinos. No entanto, sinto-me igualmente orgulhoso e honrado de ser um cidadão venezuelano que pôde retribuir ao país e ao povo o que tanto me deram.

RT: Qual é a sua relação com o governo venezuelano e seu presidente?

AS: Meu relacionamento não é diferente daquele de outras pessoas que foram chamadas para ajudar a Venezuela em um momento de necessidade nacional, causada por ações de estranhos que buscam derrubar seu governo legítimo. Trabalhei sempre com diligência, estando ciente da responsabilidade que me foi confiada. Espero que ser enviado especial y que, más recientemente, se me haya otorgado la responsabilidad adicional de ser representante permanente alterno de Venezuela en la Unión Africana refleje que estoy desempeñando las tareas que se me han asignado de una manera que es apreciada por el Gobierno y o povo.

RT: Você considera que é objeto de um ataque com fins políticos? Por quê?

AS: Claro, eu não sou o verdadeiro alvo. O objetivo da superação judicial politicamente motivada pelos EUA, e por alguns de seus comparsas regionais, é enfraquecer o presidente Maduro e seu governo, tentando me usar para extrair "informações para usar contra ele".

É bem conhecido o uso da chamada 'lawfare' (guerra legal) em processos judiciais com fins políticos pelos EUA, assim como sua política de sanções contra a Venezuela, que só prejudica o povo. Tudo isso torna minha detenção arbitrária e ilegal.

Alex Saab, empresário e diplomata venezuelano
Alex Saab, empresário e diplomata venezuelano
Fui preso com base em um aviso vermelho da Interpol que não existia. Também não houve mandado de prisão dos EUA ou de Cabo Verde.

Isso pode ser visto a partir do momento em que começam as falsas acusações contra mim, porque o que eles querem é atacar o Governo. O governo do presidente Trump tinha uma obsessão pela Venezuela e Maduro e, ao longo de sua gestão, seu regime utilizou todos os mecanismos à sua disposição para aniquilá-los. Sou um mero instrumento para atingir esse verdadeiro fim. Só espero que o presidente Biden consiga reparar o que o regime de Trump destruiu, especialmente se quiser mostrar que sua maneira de fazer política é diferente e que ele realmente respeita a separação de poderes e o Estado de direito.

RT: Seus advogados disseram que o processo contra você está cheio de irregularidades. Quais são os principais?

AS: Por onde começar? Foi extraordinário assistir às maquinações das autoridades cabo-verdianas quando tentaram justificar o seu comportamento ilegal. Um país que afirma ser o bastião da democracia africana mostrou que não passa de uma fina camada de clichês. Como diz um de meus advogados, Baltasar Garzón, por causa da teoria da "árvore envenenada", um processo que começa com uma prisão ilegal é ilegal em si mesmo .

Quando fui detido ilegalmente a 12 de junho de 2020, estava a caminho de Teerão e só desembarquei em Cabo Verde para fazer uma paragem técnica para reabastecimento. Obviamente, eles estavam esperando por mim e me detiveram com base em um aviso vermelho da Interpol que não existia. Também não houve mandado de prisão dos EUA ou de Cabo Verde. A notificação vermelha foi adaptada, a pedido dos Estados Unidos, e só foi enviada após minha prisão, no dia seguinte, 13 de junho. A Interpol decidiu anulá-lo quatro dias depois, pela ilegalidade que meus advogados imediatamente demonstraram.

De acordo com o direito internacional, se Cabo Verde não quisesse reconhecer o meu estatuto, deveria ter-me declarado 'persona non grata' e dito para continuar a minha viagem. Em vez disso, a pedido dos EUA, ele optou por se envolver deliberada e calculadamente em um processo com motivação política, sem pensar nas consequências.

Fui detido sem mandado da Interpol ou dos Estados Unidos, por cerca de 25 dias, até que Washington enviou o pedido de minha prisão pelos canais diplomáticos. Levava comigo documentos que demonstravam de forma irrefutável minha condição de enviado especial e a natureza de minha missão. Além disso, tanto a Venezuela quanto o Irã enviaram cartas protestando contra minha detenção e enfatizando minha imunidade diplomática, imediatamente após saberem de minha detenção ilegal.

Alex Saab, empresário e diplomata venezuelano
Alex Saab, empresário e diplomata venezuelano
Fui submetido a torturas físicas e psicológicas conforme denunciei. A forma vergonhosa como minha prisão domiciliar foi tratada é imperdoável.

Meus direitos como diplomata não foram respeitados . As provas foram escondidas e o primeiro juiz em Isla de Sal "não as viu". Desde então, as irregularidades se acumularam e ocorreram, no que os meus advogados chamaram de um processo judicial sem precedentes, em que praticamente nenhum dos seus argumentos foi ouvido pelos tribunais cabo-verdianos.

Felizmente, o Tribunal de Justiça da Comunidade da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ultrapassou o nevoeiro da desinformação cabo-verdiana e reconheceu a minha imunidade e inviolabilidade. Mesmo quando Cabo Verde continua a recusar-se a cumprir a ordem do Tribunal, sei que o direito internacional está do meu lado.

Como explica Rutsel Martha, ex-chefe dos Assuntos Jurídicos da Interpol, as suas próprias regras exigem que Cabo Verde se abstenha de me prender devido ao meu estatuto de enviado especial (a Interpol retirou a notificação vermelha, feita à medida, assim que a Venezuela os informou que foi um enviado especial em uma missão humanitária).

RT: Você foi vinculado ao Irã, Turquia e Rússia, e foi alegado que suas ações teriam "repercussões na segurança do hemisfério". A que você atribui essa designação?

AS: Essas declarações são baseadas na visão imperialista dos EUA, em que o mundo continua a ser dividido em "mocinhos e bandidos, nós e eles". A América precisa parar de ver fantasmas em todos os lugares. Seu discurso pode servir para manipular seus cidadãos, mas é vazio e sem substância. Minhas relações com esses países não são enquadradas por alguma teoria da conspiração absurda, mas são baseadas em necessidades simbióticas no contexto de um agressor comum.

A Venezuela é um Estado soberano que tem o direito de dirigir seus negócios como decidir e com quem quiser. Este direito também é protegido pela Carta das Nações Unidas, que proíbe a interferência nos assuntos internos de um Estado soberano por outro. A última vez que vi, os EUA eram signatários da Carta da ONU.

RT: Acha que Cabo Verde agiu sob pressão dos EUA prendendo-o e não permitindo que a sua imunidade fosse respeitada?

AS: Sim, claro. Não há outra explicação, o direito internacional é claro quanto ao meu direito à inviolabilidade e imunidade como agente diplomático.

RT: O senhor denunciou, em carta dirigida a Trump, as condições "desumanas" em que foi mantido, além da questão do seu estado de saúde. Por que a medida de prisão domiciliar demorou tanto?

AS: Fui submetido a torturas físicas e psicológicas, conforme denunciei. A forma vergonhosa como minha prisão domiciliar foi tratada é imperdoável.

Depois de se recusar a conceder-me o acesso à prisão domiciliária durante sete meses e de se recusar a obedecer à ordem de 2 de dezembro de 2020, do Tribunal da CEDEAO, o procurador-geral de Cabo Verde apresentou discretamente, sem avisar a minha equipa de defesa, uma moção em 20 de janeiro e recebeu aprovação para me libertar com prisão domiciliar em 21 de janeiro. Digo isto com cinismo porque coincidiu com a reunião do Conselho de Ministros da CEDEAO na mesma data, e pouco antes da Cimeira de Chefes de Estado da CEDEAO em 23 de janeiro.

Cabo Verde enviou uma cópia da resolução do seu próprio tribunal ao Conselho de Ministros reunido a 21 de Janeiro, como uma criança com um relatório escolar inesperadamente bom, que apesar dos piores receios dos pais, confunde-os com notáveis ​​em vez de suspense.

Para ser franco, Cabo Verde concedeu-me a prisão domiciliária para evitar cinicamente qualquer debate sobre o seu desprezo pelo Tribunal da CEDEAO: uma prisão domiciliária fora da lei, na qual não tenho acesso aos meus médicos e à minha equipa de advogados .

Eles não me permitem comunicação livre, escrever cartas, usar o celular, receber visitas de parentes, nada. É como uma prisão ou pior, uma farsa completa. Estou em uma casa cercada por mais de 50 oficiais armados do Exército e da Polícia, eles controlam até minha comida. É exatamente igual ou pior do que as condições da prisão, com a pressão psicológica permanente a que estou exposta. Não consigo nem sair para o pátio da casa sem um drone me gravando do céu, mesmo quando estou com meus advogados locais. Há homens armados no pátio. Que tipo de prisão domiciliar é essa? Uma farsa.

Alex Saab, empresário e diplomata venezuelano
Alex Saab, empresário e diplomata venezuelano
Mais cedo ou mais tarde, essa tremenda perseguição será revelada e todos os truques que estão sendo usados ​​contra mim serão expostos.

Na prisão, fui mantido em condições de prisão que o próprio Departamento de Estado dos EUA disse que "representam um risco de vida". Traficantes de drogas são tratados melhor do que eu, que sou agente diplomático. Há sinais em todo o trabalho de um terceiro cujo nome, como em uma cena de Harry Potter, "não pode ser mencionado". Presumivelmente, tudo em uma tentativa de quebrar minha determinação e se voltar contra Maduro e seu governo. Nunca farei isso porque nem eu nem a Venezuela fizemos nada de errado. A Venezuela tem o direito de administrar o bem-estar de seu povo e nenhuma nomeação política por meio de sanções egoístas ou intimidação fará com que ela se desvie desse caminho.

RT: Passado o prazo para a sua prisão provisória com vistas à extradição, quais são suas expectativas do processo?

AS: Nunca vou perder a esperança de que tudo dê certo. Sei que tenho o direito do meu lado e que a minha equipa jurídica criou uma defesa muito forte , cuja qualidade e força terão surpreendido muitos, incluindo o sistema político e jurídico cabo-verdiano, e aqueles que o afastam das sombras . O que estamos mostrando ao mundo é que se você não tiver medo, se tiver fé e o direito do seu lado, se ficar centrado, você vai prevalecer. Mais cedo ou mais tarde, essa tremenda perseguição será revelada e todos os truques que estão sendo usados ​​contra mim serão expostos.

RT: Diante da carta que você enviou a Trump, publicada na imprensa, o que você espera do governo Biden em relação ao seu caso?

AS: Espero, como disse antes, que isso mostre que é verdade que respeita o Estado de direito. Seu mandato começa logo após Trump fomentar uma tentativa de golpe em seu país. Bastante simbólico, é claro. Biden tem a oportunidade de mudar as artes perversas de Trump, de se concentrar em tudo o que se relaciona com sua política externa, de recuperar a separação de poderes, enfim, de superar os fantasmas do passado.

RT: A sua defesa diz que é "um meio para atingir um fim mais importante", que é o Governo de Nicolás Maduro. Como você explica esta afirmação?

AS: Como já disse, minhas nomeações diplomáticas e o reconhecimento do presidente Maduro fazem seus inimigos pensarem que eu poderia ser um canal para ajudar a derrotá-lo. Não estamos a falar apenas de Alex Saab, de todo o processo de acusações infundadas dos EUA, até à minha detenção em Cabo Verde e às torturas físicas e psicológicas a que fui submetido, tudo tem motivação política. Excesso judicial extraterritorial por razões políticas, nada mais nada menos do que derrubar o presidente Maduro e colocar a Venezuela de joelhos.

RT: Qual seria, para você, o melhor e o pior caso para a resolução do seu caso? Que importância você atribui à cobertura da mídia em torno de sua detenção?

AS: Em primeiro lugar, que Cabo Verde demonstre que é verdadeiramente o bastião do Estado de direito que afirma ser, que reconhece a minha imunidade e inviolabilidade, e que imediatamente me liberta para continuar a minha missão especial.

Em segundo lugar, continuarei a refutar todas as alegações infundadas que foram feitas contra mim por testemunhas contratadas e desacreditadas nos EUA. Quanto ao circo da mídia em torno do meu caso, o mundo das redes sociais é um fato da vida. Gratificação instantânea e 24 horas ciclo de notícias em que vivemos. Combatê-la só dá lixo de tablóide e sites de pseudo-notícias o oxigênio de publicidade que eles desejam. Vou continuar colocando minha fé no Todo-Poderoso e confiando que Ele fará com que eu saia desse pesadelo sangrento, mas inflexível.

Nathali Gomez

Anterior Proxima Inicio

Um comentário:

  1. Get a $200 Bonus at Harrah's Casino in Las Vegas
    The new Harrah's Casino is one of the aprcasino most worrione well-known Las herzamanindir.com/ Vegas-style kadangpintar casino resorts. It features a full-service spa, 출장안마 a full-service spa and

    ResponderExcluir