terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

CNE se reúne com candidatos mais votados para falar sobre apuração no Equador

 

País vive uma indefinição sobre quem irá ao segundo turno com Andrés Arauz; presidente do órgão eleitoral destacou a 'transparência do processo'

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador e a missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reuniram nesta terça-feira (09/02) com os três candidatos mais votados nas eleições presidenciais do país realizadas no domingo (07/02). Os encontros, segundo o CNE, serviram para apresentar o desenvolvimento da apuração e sanar dúvidas quanto ao processo de contagem.

O país vive uma indefinição na composição do segundo turno do pleito. Adrés Arauz, candidato de esquerda pela União pela Esperança (Unes), é o único confirmado. O líder indígena Yaku Pérez e o empresário de direita Guillermo Lasso disputam a segunda vaga do próximo turno eleitoral. 

A presidente do CNE, Diana Atamaint, afirmou que a presença de Arauz, Pérez e Lasso no processo da apuração é importante para que seja possível "relatar as medidas que foram implementadas e atestar que o tratamento do processo de contagem é feito com transparência". 

Este é o estado mais recente da apuração no país:


SIGA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2021 NO EQUADOR


Apoiado pelo ex-presidente Rafael Correa, Arauz espera a definição de seu oponente no segundo turno, em uma disputa voto a voto entre Lasso, do Movimento CREO, e Pérez, do partido Pachakutik.

Segundo a Constituição do Equador, para vencer a eleição presidencial no primeiro turno, o candidato deve obter mais de 50% dos votos ou mais de 40% dos votos, abrindo 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.

Com 99,47% das atas contabilizadas, Arauz lidera com 32,1% dos votos. Pérez aparece em segundo, com 20,05%, e Lasso com 19,51%, um empate técnico se considerada a margem de erro. 

De acordo com José Cabrera, conselheiro do CNE, a publicação dos resultados finais levará dias, pois atas ainda estão sendo analisadas e os candidatos ainda podem contestar a apuração.

Reprodução/ @cnegobec
Resultado final ainda não foi divulgado e algumas atas estão sendo recontadas

Atas inconsistentes

Mais cedo, uma sessão especial para analisar atas que contêm registros inconsistentes foi iniciada pelo CNE. Essas atas podem conter erros numéricos, falta de assinaturas dos fiscais das seções eleitorais e falhas digitais. No total, essa recontagem abarca cerca de 1,4 milhões de votos.

Segundo a imprensa equatoriana, espera-se que com essa análise feita pelo órgão eleitoral seja possível definir quem estará no segundo turno com Arauz.

Anterior Proxima Inicio

Um comentário:

  1. líder indígena Yaku Pérez estamos torcendo por seu povo. Povo sofrido e digno!

    ResponderExcluir