quarta-feira, 26 de abril de 2017

"Motivação egoísta e presunçosa": presidente da Bolívia à RT sobre manipulação norte-americana da Coréia do Norte (EXCLUSIVO)

"Motivação egoísta e presunçosa": presidente da Bolívia à RT sobre manipulação norte-americana da Coréia do Norte (EXCLUSIVO)

"Motivação egoísta e presunçosa": presidente da Bolívia à RT sobre manipulação norte-americana da Coréia do Norte (EXCLUSIVO)
Os EUA estão entre estados que têm uma "mentalidade egoísta e presunçosa" com relação à questão norte-coreana, disse o presidente da Bolívia, Evo Morales, à RT em entrevista exclusiva. Ele também observou que a Síria é crucial para ganhar o controle sobre o Oriente Médio.
"Eu não entendo como os governos de alguns países, o presidente dos EUA, por exemplo, têm uma mentalidade tão egoísta e presunçosa. Cada administração deve pensar na humanidade em primeiro lugar e respeitar a identidade da nação, a igualdade de estados ", Moralestold RT en Espanol.
As tensões têm aumentado entre Washington e Seul por um lado e Pyongyang por outro nos últimos meses.
Enquanto os EUA e seus aliados ocidentais derrubaram a Coréia do Norte sobre seus testes de mísseis, Pyongyang atacou Washington por seu desdobramento do sistema de mísseis THAAD para a Coréia do Sul e exercícios militares conjuntos com o sul.
No início deste mês, o líder norte-americano Donald Trump disse que havia despachado uma poderosa "armada" para as águas próximas à península coreana. Pyongyang lambasted a movimentação, dizendo também que a presença militar americana pode conduzir a uma guerra nuclear que quebra "a qualquer momento." 
Sobre a questão síria, Morales disse que o país "tem importância estratégica para o controle sobre o Oriente Médio." 
"Estou convencido de que 30% dos recursos mundiais de hidrocarbonetos estão concentrados em torno da Síria. Ele nos traz de volta à história, quando impérios sob o domínio das monarquias dividiam os recursos. Hoje os impérios realizam intervenções, usando bases militares e submarinos, na busca do mesmo objetivo - para obter o controle sobre os recursos naturais ", disse Morales.
No início de abril, a Bolívia foi quem chamou uma porta fechada do Conselho de Segurança da ONU depois que o governo Trump ordenou ataques com mísseis na base aérea de Al Shayrat, em resposta ao suposto ataque químico em Idlib, acusado por Washington ao governo Assad.
No entanto, o enviado norte-americano à ONU, Nikki Haley, rejeitou a proposta. Seu colega boliviano, Sacha Llorenti, também criticou a decisão unilateral de Washington, acusando-a de se tornar "o investigador, o promotor, [e] o juiz".
Morales também falou sobre a turbulenta situação política em sua própria região, referindo-se aos protestos anti-governo na Venezuela como "um golpe de Estado, impulsionado pela direita".
"Sinto-me triste por a Organização dos Estados Americanos (OEA) manter sua tradição de golpes, que é o principal meio do império norte-americano" , disse. 
As manifestações anti-governo na Venezuela têm sido feitas há mais de quatro semanas, deixando pelo menos 22 pessoas mortas.
A oposição exige novas eleições, libertação de ativistas presos e autonomia para a Assembléia Nacional liderada pela oposição. Embora o presidente Nicolas Maduro tenha concordado em realizar eleições, a data ainda está por definir.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário