segunda-feira, 25 de maio de 2015

As FARC suspendem o cessar-fogo unilateral

COMUNICADO

As FARC suspendem o cessar-fogo unilateral

Os Editores
25.Mai.15 :: Editores


Não estava na nossa perspectiva a suspender a determinação anterior de cessar-fogo unilateral e indefinido proclamado em 20 de Dezembro de 2014, como gesto humanitário e de diminuição da escala do conflito, mas a incoerência do governo de Juan Manuel Santos conseguiu-o, depois de 5 meses de ofensivas terrestres e aéreas contra as nossas estruturas em todo o país.
Deploramos o ataque conjunto da Força Aérea, do exército e da polícia executado na madrugada de quinta-feira, contra o acampamento da 29ª Frente das FARC em Guapi (Cauca), onde de acordo com a s fontes oficiais foram assassinados 26 guerrilheiros.
Para nós são igualmente dolorosas as mortes dos guerrilheiros e dos soldados, filhos do mesmo povo e oriundos de famílias pobres. Devemos parar esta sangueira desatada.
Contra a nossa vontade temos de prosseguir o diálogo em confrontação. Ainda que Juan Manuel Santos anuncie que manterá a ofensiva, insistiremos na necessidade de acordar, quanto antes para a saúde do processo de paz e evitar novas vítimas, o cessar-fogo bilateral que com tanta insistência têm reclamado as maiorias nacionais.
Agradecemos o trabalho de acompanhamento e verificação do cessar-fogo unilateral que durante cinco meses realizaram a Frente Ampla pela Paz e o movimento social e político da Colômbia.
Montanhas da Colômbia, 22 de Maio de 2015
Secretariado do Estado-Maior Central das FARC-EP
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário