sábado, 25 de outubro de 2014

ONU pede que governo mexicano encontre estudantes desaparecidos

ONU pede que governo mexicano encontre estudantes desaparecidosPDFImprimirE-Mail
  
Imagen activaMéxico, 24 out (Prensa Latina) O Escritório no México do Alto Comissionado da ONU para os Direitos Humanos pediu hoje às autoridades nacionais que intensifiquem esforços para encontrar os 43 normalistas de Ayotzinapa, Iguala, estado de Guerrero.
"Lamentamos que até o momento estes mecanismos não tenham sido exitosos para encontrar os estudantes desaparecidos e urgimos às autoridades que aumentem seus esforços para encontrá-los", assinalou a ONU em uma nota informativa.

O Escritório da ONU no México sublinhou sua preocupação "porque continua o desaparecimento forçado de 43 estudantes no município de Iguala", acrescenta o comunicado.

Reconhece que o presidente Enrique Peña Nieto "lamentou" os fatos que nos dias 26 e 27 de setembro passado deixaram seis mortos, cerca de 20 feridos e 43 desaparecidos nessa localidade de Guerrero, mas a ONU também somou sua preocupação pela descoberta de nove fossas clandestinas em Iguala.

Exortamos as autoridades mexicanas a conduzir investigações eficientes, rápidas e imparciais para identificar as pessoas cujos corpos estavam nas fossas clandestinas e levar à justiça os responsáveis, indica o pronunciamento.

Há dois dias, em coletiva de imprensa para informar sobre o avanço das investigações, o procurador geral da República, Jesús Murillo, disse que o número de cadáveres encontrados nessas fossas ultrapassa 30.

Indicou que, apesar de não terem sido encontradas evidências de que esses corpos correspondem aos dos normalistas desaparecidos, legistas argentinos trabalham ainda nessa direção.

Murillo disse então que os jovens foram entregues por forças policiais municipais a membros do grupo criminoso Guerreiros Unidos, que estão infiltrados em várias prefeituras do estado de Guerrero.

Ontem o governador de Guerrero, Ángel Aguirre, desistiu do cargo, em meio a pressões cidadãs e políticas que reclamavam sua renúncia.

pgh/ool/es
Modificado el ( viernes, 24 de octubre de 2014 )

< Anterior Siguiente >
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário